Iniciativa busca fomentar confiança e diversidade no jornalismo

Na quarta-feira, 23, a Iniciativa de Integridade de Notícias (NII), projeto da City University of New York (CUNY) Graduate School of Journalism, publicou roteiro no qual enumera seus objetivos e planos para o futuro: promover a confiança no jornalismo, combater a desinformação e contribuir para o debate inclusivo, construtivo e respeitoso na esfera pública.

Para isso, a iniciativa está formando alianças com parceiros de diferentes países dos setores de mídia, tecnologia, terceiro setor e academia, entre outros. A ideia é providenciar pesquisas, eventos, bolsas e outras atividades em conjunto para aproximar o público e os jornalistas, construindo relação de colaboração, respeito e confiança mútuos por meio do diálogo e da transparência.

“Estamos priorizando o jornalismo que escuta, reflete e responde às necessidades e objetivos da comunidade a que serve, e que se esforça para construir pontes entre pessoas e promover a empatia e a tolerância”, escreveu a diretora-gerente do projeto, Molly de Aguiar.

Esses aspectos são fundamentais para o projeto, cujo financiamento deve ser investido em soluções para os desafios de diversidade e empatia que o jornalismo enfrenta. Cinco meses após sua criação, a iniciativa recebeu US$ 14 milhões. Entre os financiadores, estão parceiros como Facebook e Fundação Ford.

Segundo a NII, a prioridade agora é iniciar projetos que deem espaço para vozes marginalizadas, cultivem a diversidade nas organizações de mídia, trabalhem a empatia entre pessoas de diferentes origens e opiniões e mitiguem os efeitos da desinformação. O processo inclui ajudar os jornalistas a aprender novas formas de escuta e trazer as organizações jornalísticas para mais perto do público, em múltiplas plataformas. Molly destacou sua defesa de ampliar a cobertura inclusiva e a diversidade racial e étnica nas redações, a fim de torná-las mais representativas e competentes.

A iniciativa também estuda questões relacionadas à desinformação e à manipulação, reconhecendo que sua disseminação afeta a credibilidade do bom jornalismo. Segundo Molly, a intenção é apoiar os esforços que minimizem seus impactos e fomentar entre os leitores um novo modo de se compreender as notícias.

Ao mesmo tempo, a NII promete continuar a atuação junto ao Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, da CUNY, que tem aproximado publishers e plataformas para trabalho colaborativo. “Fundamentalmente, nós temos visto a NII como um projeto de serviço público“, afirmou Molly em entrevista ao NiemanLab.

“Queremos que as pessoas se sintam empoderadas – que se sintam visíveis, valorizadas e envolvidas com suas comunidades – por estarem munidas com a informação que as capacita para tomar decisões, aprofunda sua empatia e fortalece sua noção de pertencimento nos lugares em que vivem e trabalham”, declarou a executiva.

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

Relatório aponta dados sobre uso de tabaco no mundo

Segundo os dados apresentados pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao uso…

9 minutos ago

Diego Giallanza assume gestão de Comunicação e Marketing de indústria paraense

Hiléia Alimentos anunciou Diego Giallanza como seu novo gestor de comunicação e marketing. Com uma…

32 minutos ago

Empresas promovem arte dentro de prédio em construção

Duas empresas do setor imobiliário se uniram neste ano para promover artistas plásticos brasileiros contemporâneos…

54 minutos ago

Prop Firms: mesas proprietárias forex dos EUA seguem em expansão até 2028

O setor de mesas proprietárias, também conhecido como prop trading, vem ganhando força de forma…

1 hora ago

Empresas promovem arte dentro de prédio em construção

Helbor Empreendimentos e MPD Engenharia atraíram público para prestigiar artistas plásticos brasileiros contemporâneos em exposição…

1 hora ago

Vendas no varejo batem recorde no Brasil

Após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmar que os dois primeiros meses…

1 hora ago