Inimigo público – artigo de Heródoto Barbeiro

Antes do próprio automóvel a embalagem de plástico está se tornando no inimigo público número um do meio ambiente. E os grandes produtores e distribuidores fingem que não é com eles.

O planeta sofre plastificação geral, diz a BBC. Um dos ingredientes mais conhecidos da atualidade é o plástico. Sem dúvida é difícil acreditar que se possa viver sem ele. No entanto há plásticos e plásticos. Os de origem no petróleo e os de origem orgânica como da cana de açúcar e outros produtos. A diferença entre um e outro é o período de decomposição na natureza. Os primeiros podem levar mais de uma centena de anos para se desfazer. Com isso o planeta está cada vez mais atulhado de embalagens plásticas originárias no petróleo.

Uma única fábrica de garrafas pet produz 45 bilhões de embalagens em suas 40 fábricas espalhadas pelos quatro continentes. No Brasil ela produz “apenas” três bilhões e meio de unidades. São 137 indústrias e 225 marcas que produzem peças com volumes que variam de 50 ml até 20 litros. Suas formas mais visíveis são as embalagens de água mineral, das mochilas de grife aos garrafões entregues nas empresas e nas casas. Um comércio pujante e que gera renda e poluição. Para variar também faltam melhores avaliações dos fatores ambientais e sociais provocados pelo plástico. Enquanto isso vamos poluindo.

A primeira impressão para quem olha os lixões, aterros sanitários, praias, acostamento de estradas, lixeiras das cidades é que não se sabe o que fazer com esses bilhões de embalagens pet. Elas estão em todos os lugares, nas matas e nos oceanos. Junto com outras embalagens mutilam a fauna marinha e se acumulam em lixões flutuantes na confluência dos oceanos. Obviamente as embalagens de alimentos e líquidos não são os únicos vilões da era do plástico. Este artigo foi escrito em um lap top… de plástico. Não se trata apenas de apontar as engarrafadoras de refrigerantes e de água mineral como as grandes responsáveis pela degradação acelerada do meio ambiente. A questão que se coloca é se não é possível viver no Século 21 sem o plástico, o que fazer com ele depois de sua utilização?

A indústria se defende com a difusão de notícias de novas conquistas como a utilização de menos plástico nas garrafas e se gabam de ter diminuído a quantidade de material em até 25 por cento. Isto é suficiente? A resposta pode ser vista na paisagem rural, urbana ou litorânea. Antes do próprio automóvel a embalagem de plástico está se tornando no inimigo público número um do meio ambiente. E os grandes produtores e distribuidores fingem que não é com eles. Se querem usar, fabricamos.

Solução há, mas custa caro. É mais caro dar destino reciclável às embalagens do que fabricá-las. Por isso as empresas são refratárias a adoção da logística reversa, ou seja, além de colocar o produto no mercado, receber a embalagem de volta para lhe dar uma destinação correta. Por quanto um catador de recicláveis pode vender um quilo de pet? Ele não tem preço como as latinhas de cerveja feitas de alumínio. Se não tem preço, não há interesse em recolher ou reciclar. Embutir no preço do produto sua reciclagem seria uma saída, mas não há vontade nem da indústria nem de seus distribuidores. Com preço mais alto certamente as vendas iriam cair, junto com elas o resultado e a remuneração dos acionistas.

É bom saber que investidores consideram cada vez mais dados ambientais, sociais e de governança antes de decidir colocar dinheiro em uma empresa. Portanto é preciso outra solução. Mas qual? Aos poucos já se nota a volta das embalagens de vidro, mas que não ganham espaço na publicidade das grandes engarrafadoras. Por isso em sua publicidade caríssima usam as latinhas. Veja na tevê. Garrafas identificam o passado, o pet ameaça futuro de espécies.

Compartilhe
0
0
Heródoto Barbeiro

Comentarista do ‘Jornal da Record News’, noticiário do qual atuou por anos como âncora e editor-chefe. Já foi professor de história, carreira que seguiu por quase 20 anos. Na imprensa, passou por CBN, Rádio Globo, Jovem Pan, TV Cultura, TV Gazeta e Diário de S. Paulo. Edita o Blog do Barbeiro – Barba, Bigode e Cabelo, hospedado pelo R7. É "Mestre do Jornalismo" do Prêmio Comunique-se na categoria 'Âncora de Rádio'

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

19 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago