Categories: Comunicação

INPI aponta aumento dos registros de patentes e marcas

No ano de 2023, aumentaram os números de registros de patentes e de marcas feitos no Brasil. Os dados são do Boletim Mensal de Propriedade Industrial, feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O número de pedidos para patentes aumentou em 2,9%, na comparação entre o valor acumulado entre janeiro e dezembro de 2022 e janeiro de dezembro de 2023. Já o número de marcas registradas aumentou em 0,9%.

Outro tipo de pedido que aumentou foi o de registro de novos programas de computador, em 16,1%. Em contrapartida, os registros de desenhos industriais reduziram em 2% e os de contratos de tecnologia, em 16,9%. 

No total, em 2023, foram feitos 27.918 depósitos de patentes. Depósitos de marcas somaram 402.460. O relatório também apresenta um perfil dos pedidos, informando que clientes de 86 países diferentes solicitaram proteção de patentes em 2023. Quem lidera o número de pedidos são os Estados Unidos, que respondem por 30% dos pedidos de patentes de invenção.

Eduardo Nahas é sócio-proprietário da Plena Marcas, empresa de assessoria para proteção de marcas, e indica que as “marcas e patentes, muitas vezes vistas como simples formalidades, estão se revelando como os pilares fundamentais para garantir uma posição competitiva sólida no mercado”. Para o especialista, o panorama empresarial atual exige que as empresas reconheçam a importância de proteger as inovações.

Segundo o boletim do INPI, os pedidos de proteção de patentes nacionais ficaram em segundo lugar no ano passado, representando 20% dos depósitos feitos. Dentre esses, 34% foram de pessoas físicas e 51%, de MEIs, microempresas e EPPs. 

“Essas concessões exclusivas de direitos sobre produtos, processos ou melhorias não apenas estimulam a criatividade, mas também protegem os investimentos significativos feitos em pesquisa e desenvolvimento. O INPI, desempenhando um papel vital, analisa minuciosamente cada pedido de patente, garantindo que as inovações tecnológicas sejam reconhecidas e protegidas”, explica Nahas sobre os pedidos de proteção de patentes.

Já em relação ao registro de marcas, os pedidos feitos por pessoas e empresas nacionais lideraram o ranking. A maioria, 96%, foi feita por residentes no Brasil, sendo que 51% deles foram feitos por MEI, microempresa ou EPP e 28% por pessoa física.

“As distinções entre marcas e patentes são fundamentais. Enquanto marcas se concentram na identidade e diferenciação de produtos e serviços, as patentes resguardam inovações técnicas, conferindo direitos exclusivos”, diz. “Juntas, essas ferramentas fortalecem as empresas, oferecendo uma vantagem competitiva valiosa em meio a um cenário de negócios desafiador”, esclarece Nahas sobre as diferenças entre os dois tipos de pedidos avaliados pelo INPI.

O INPI é o órgão brasileiro responsável pelo registro de marcas, patentes, e diversas outras categorias de produtos e ideias que precisam passar por essa aprovação para que seu criador ou criadora tenha exclusividade sobre o uso.

Nahas aponta que o processo de registro exige “diligência e compreensão” por parte das empresas. “A busca por uma marca única e a descrição detalhada de uma invenção são passos cruciais para garantir a proteção legal adequada. Empresas que compreendem e navegam eficientemente por esses processos estão solidificando não apenas sua posição no mercado, mas também sua capacidade de inovar continuamente”, conclui.

Para saber mais, basta acessar https://plenamarcas.com/ 

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

DP World anuncia novo escritório de agenciamento de cargas em Bogotá, Colômbia

O novo escritório impulsiona o potencial comercial da Colômbia e fortalece a rede logística da…

24 horas ago

Fortrea Publica Primeiro Relatório de Responsabilidade Social Corporativa

DURHAM, N.C., Oct. 17, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Fortrea (Nasdaq: FTRE), uma organização líder…

24 horas ago

Neoenergia Coelba instala linha de subtransmissão na BA

Local escolhido para instalação é uma das fazendas do Agronegócio Estrondo. Objetivo da concessionária é…

24 horas ago

Porto Seguro amplia serviços sustentáveis em suas apólices

Porto Seguro amplia serviços sustentáveis em suas apólices de seguro automóvel, fortalecendo a pauta ambiental…

24 horas ago

Volkswagen adquire R$ 304 mi do BNDES com suporte da Macke

O BNDES aprovou um financiamento de R$ 304 milhões para a Volkswagen do Brasil. A…

24 horas ago

Redes sociais e IA estão mudando a comunicação no mundo

As novas tecnologias trazem consigo novas tendências de comunicação e consumo. O mundo está passando…

24 horas ago