A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) está lançando, com apoio do Facebook Journalism Project, o mais completo curso gratuito já realizado no Brasil para profissionais que trabalhem em meios de comunicação de abrangência local ou que tenham projetos para empreender nesse setor. Online e aberto a jornalistas, o jornalismo local sustentável será realizado em oito semanas, entre 21 de outubro e 13 de dezembro de 2019.
O conteúdo do curso gratuito será desenvolvido em quatro módulos: Jornalismo local de qualidade; Territórios e comunidades; Ferramentas digitais para jornalistas; e Jornalismo economicamente sustentável.
Nesses módulos, os participantes serão conduzidos por uma equipe de professores experientes para revisar os fundamentos do jornalismo; explorar novas linguagens como dados, podcasts e vídeo produzido com smartphones; dominar técnicas para analisar redes sociais e fazer gestão de comunidades de leitores; conhecer ferramentas digitais que darão produtividade ao trabalho jornalístico; entender como funciona uma empresa de mídia e seus modelos de negócios; e aprender a usar técnicas e ferramentas para medição de audiência.
A coordenação acadêmica do curso online de jornalismo local é de Sérgio Lüdtke. A lista de professores e suas respectivas disciplinas é a seguinte:
Marcelo Beraba | Fundamentos do Jornalismo |
Angela Pimenta | Ética, independência e impacto |
Angelina Nunes | Planejamento, apuração e edição |
Amanda Rossi | Jornalismo de dados |
Rodrigo Vizeu | Podcast |
Arnaldo Carvalho | Vídeo |
Bruno Scartozzoni | Storytelling |
Marina Atoji | Lei de Acesso à Informação |
Nina Weingrill | Jornalismo Local |
Reinaldo Chaves | Ferramentas Abraji |
Ana Brambilla | Gestão de comunidades e Jornalismo e redes sociais |
Sérgio Lüdtke | Monitoramento e Desinformação |
Taís Gasparian | Questões legais na internet |
Raphael Hernandes | Segurança Digital |
Francisco Belda | O negócio jornalístico |
Marco Migliavacca | Modelos de negócios e Noções de tecnologia para jornalistas |
Luciana Cardoso | Produtos digitais |
Adriana Garcia | Visão empreendedora |
Pedro Burgos | Analytics |
Lívia Vieira | SEO |
Monica Marques | Segurança pessoal e comunicação não-violenta |
Haverá ainda depoimentos de quatro profissionais sobre sua experiência com o jornalismo local: Elvira Lobato, Gabi Coelho, Kátia Brasil e Vagner de Alencar. Os conteúdos do curso gratuito de jornalismo local estarão disponíveis em formato de vídeo, texto e indicações de leitura complementar. Além das disciplinas do programa, os participantes terão acesso a conteúdos educativos do Facebook.
Pesquisa feita pelo Atlas da Notícia mostra que há vastas regiões do país onde a imprensa local inexiste. Em muitos outros lugares, ela está em crise ou é dominada por grupos políticos ou religiosos. “É fundamental para a democracia brasileira que, mesmo nas pequenas cidades, tenhamos um jornalismo pautado pela independência, que fiscalize o uso correto dos recursos públicos e denuncie abusos”, disse o presidente da Abraji, Daniel Bramatti. “Consideramos esse curso uma contribuição para revigorar a imprensa local, segmento que foi atingido com muita força pela crise da mídia.”
“Acreditamos que o jornalismo local mais forte torna as comunidades e a democracia mais sólidas. Se nosso objetivo é criar comunidades mais informadas, precisamos ajudar a fortalecer os jornalistas que vão contar essas histórias”, afirma a gerente de desenvolvimento de parcerias estratégicas de notícias do Facebook para a América Latina, Dulce Ramos.
O número de participantes é limitado a 3 mil profissionais. Caso esse número não seja alcançado, a Abraji abrirá a participação a uma lista de espera criada para estudantes de jornalismo. O formulário de inscrições e a lista de espera para estudantes estão disponíveis no site do curso Jornalismo local sustentável. As inscrições já estão abertas.
A Abraji é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha em defesa da liberdade de expressão e de imprensa, do acesso a informações públicas e na capacitação de jornalistas. Sua missão é elevar a qualidade do jornalismo brasileiro como forma de contribuir para a consolidação da democracia no país. Desde 2002, quando a Abraji foi fundada, mais de 9.000 jornalistas já passaram por seus congressos, cursos e treinamentos.
O Facebook Journalism Project é uma iniciativa do Facebook que busca fortalecer as comunidades, conectando as pessoas ao jornalismo que importa para elas por meio de treinamentos, programas e parcerias.
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…