Inscrições abertas para programa internacional de fact-checking

Estão abertas até 31 de agosto as inscrições para programa de  fact-checking oferecido pela Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN), do Instituto Poynter. A organização concederá duas bolsas de US$ 2.500 a jornalistas dispostos a visitar uma organização de fact-checking em outro país, aprendendo práticas que desejam adotar nos veículos em que trabalham.

No ato da inscrição, os candidatos ao programa de fact-cheking devem indicar a organização que desejam visitar e definir um plano detalhado de seus planos e estada. Os selecionados deverão passar ao menos uma semana na viagem. As inscrições devem ser enviadas por e-mail a factchecknet@poynter.org.br. Os resultados serão divulgados em 15 de setembro, e as viagens devem ocorrer em janeiro do ano que vem.

O programa é destinado a jornalistas que trabalham em organizações de fact-checking transparentes, com independência editorial e voltadas para o interesse público. Ser um signatário do código de princípios da IFCN é uma vantagem. Freelancers com vasta experiência em fact-checking também podem se candidatar.

A organização destaca que há flexibilidade no tratamento das propostas. As bolsas podem cobrir viagens para mais de um jornalista (desde que trabalhem juntos) ou a estadia de um mês para uma pessoa só, por exemplo. Também é possível inscrever projetos que demandem até US$ 5.000.

As inscrições para o programa devem incluir uma carta do candidato detalhando os objetivos da visita, incluindo um plano detalhado das atividades que pretende realizar e os motivos pelos quais decidiu concorrer à bolsa. Além disso, a organização pede um orçamento da viagem e uma carta do veículo disposto a receber o participante, destacando suas competências para a parceria.

As inscrições serão avaliadas segundo as intenções do candidato, sua necessidade de financiamento e os benefícios que a visita pode trazer à organização que o receberá. Cada um desses critérios vale alguma pontuação, e as inscrições podem atingir até dez pontos. Aqueles que marcarem oito pontos ou mais serão chamados para uma entrevista.

Criada em 2015, a Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN, na sigla em inglês) é um fórum internacional para checadores, que promove boas práticas e trocas de experiências na área. Entre outras atividades, a IFCN acompanha tendências de fact-checking no mundo, oferece recursos de treinamento para verificadores, apoia iniciativas internacionais de checagem e organiza eventos sobre a área.

Para mais informações (em inglês), clique aqui.

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável

PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…

24 horas ago

INPI concede patente no setor de saneamento

Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…

24 horas ago

CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil

O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…

24 horas ago

A AM Best Afirma Classificações de Crédito da Junto Resseguros S.A. e Junto Seguros S.A.

AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…

24 horas ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

24 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

24 horas ago