Estão abertas até 31 de agosto as inscrições para programa de fact-checking oferecido pela Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN), do Instituto Poynter. A organização concederá duas bolsas de US$ 2.500 a jornalistas dispostos a visitar uma organização de fact-checking em outro país, aprendendo práticas que desejam adotar nos veículos em que trabalham.
No ato da inscrição, os candidatos ao programa de fact-cheking devem indicar a organização que desejam visitar e definir um plano detalhado de seus planos e estada. Os selecionados deverão passar ao menos uma semana na viagem. As inscrições devem ser enviadas por e-mail a factchecknet@poynter.org.br. Os resultados serão divulgados em 15 de setembro, e as viagens devem ocorrer em janeiro do ano que vem.
O programa é destinado a jornalistas que trabalham em organizações de fact-checking transparentes, com independência editorial e voltadas para o interesse público. Ser um signatário do código de princípios da IFCN é uma vantagem. Freelancers com vasta experiência em fact-checking também podem se candidatar.
A organização destaca que há flexibilidade no tratamento das propostas. As bolsas podem cobrir viagens para mais de um jornalista (desde que trabalhem juntos) ou a estadia de um mês para uma pessoa só, por exemplo. Também é possível inscrever projetos que demandem até US$ 5.000.
As inscrições para o programa devem incluir uma carta do candidato detalhando os objetivos da visita, incluindo um plano detalhado das atividades que pretende realizar e os motivos pelos quais decidiu concorrer à bolsa. Além disso, a organização pede um orçamento da viagem e uma carta do veículo disposto a receber o participante, destacando suas competências para a parceria.
As inscrições serão avaliadas segundo as intenções do candidato, sua necessidade de financiamento e os benefícios que a visita pode trazer à organização que o receberá. Cada um desses critérios vale alguma pontuação, e as inscrições podem atingir até dez pontos. Aqueles que marcarem oito pontos ou mais serão chamados para uma entrevista.
Criada em 2015, a Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN, na sigla em inglês) é um fórum internacional para checadores, que promove boas práticas e trocas de experiências na área. Entre outras atividades, a IFCN acompanha tendências de fact-checking no mundo, oferece recursos de treinamento para verificadores, apoia iniciativas internacionais de checagem e organiza eventos sobre a área.
Para mais informações (em inglês), clique aqui.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…