O humorista Fábio Porchat está com estreia marcada na tela da Record, comandando o mais novo programa da grade da emissora, o ‘Programa do Porchat’. Contratado pelo canal de Edir Macedo em fevereiro deste ano, o ator comandará talk show inspirado em produções americanas e promete trazer para o público brasileiro uma atração com a sua cara. Ele deu detalhes do projeto em coletiva de imprensa realizada na sede do veículo em São Paulo.
“Confesso que quando resolvi vir para a TV aberta, achei que teria alguma limitação. Mas, para minha grata surpresa, as coisas foram acontecendo e sendo permitidas de jeito que eu jamais iria imaginar. Claro que vamos ter as limitações que qualquer TV aberta tem, mas de modo geral, fiquei tranquilo de poder fazer com a minha cara e ser quem eu sou neste novo projeto”, disse o comediante.
A atração será produzida pela Eyeworks e dirigida por Diego Pignataro, executivo argentino que já esteve à frente de programas como o extinto ‘Agora é Tarde’. Segundo Porchat, todas as ideias são discutidas “para o bem”, desde convidados, quadros e chamadas, que foram escritas pelo próprio apresentador e consideradas a “prova de fogo” de que ele teria liberdade.
Para planejar a atração e se preparar para a função de apresentador, Porchat e o diretor Pignataro estiveram, durante uma semana, em Los Angeles (Estados Unidos) acompanhando produções americanas, assistindo às gravações e conversando com produtores e roteiristas locais para entender a mecânica do late show.
“Foi muito enriquecedor. Tenho falado, também, com apresentadores brasileiros, de outras emissoras, inclusive. Já conversei com a Marília Gabriela, Roberto Justus, Luciana Gimenez e Jô Soares, para entender esse mundo da TV aberta, como é ter um programa e como isso funciona”, declarou Porchat.
De acordo com o humorista, assim como as produções americanas, seu programa na Record terá um pouco de tudo: stand up, improviso, esquetes e brincadeiras com os convidados, além das entrevistas. As pautas da atração contam, ainda, com reforço de time de oito roteiristas, encabeçado pela jornalista Rosana Hermann.
A produção do ‘Programa do Porchat’ está trabalhando a todo vapor há duas semanas. O apresentador recebeu três convidados, por enquanto, para as gravações: Sasha Meneghel, filha da apresentadora Xuxa, e os cantores Wesley Safadão e Mc Guimê. Durante as gravações, Porchat conta com o apoio do humorista Paulo Vieira e da banda Pedra Letícia.
Na web
O programa comandado pelo humorista também vai marcar presença na internet. A ideia dos produtores é que haja muita interatividade com o público por meio dos canais da web e, para isso, a Record e o R7 estão trabalhando em conjunto, colocando seu time de mais de 25 colaboradores em ação para criar pautas exclusivas do talk show para as redes sociais.
“Fiquei impressionado em ver como a internet da Record é forte, como eles pegam cada programa e fazem um plano diferenciado. É um pessoal muito a fim de trabalhar, de criar, de propor coisas novas. Não vamos disponibilizar só making of e bastidores, mas estamos pensando em entrevistas que possam sair direto para a web, por exemplo”, disse o apresentador.
A fan page do ‘Programa do Porchat’ já possui mais de 248 mil curtidas e, para antecipar o clima da nova atração, os produtores lançaram canal no YouTube, com os vídeos feitos para divulgar a novidade e ações feitas especialmente para o canal.
Briga pela audiência
Apenas um dia após Porchat exibir seu primeiro programa, o humorista Marcelo Adnet vai ao ar com o ‘Adnight’, pela TV Globo. A briga pela audiência inclui, ainda, o comediante Danilo Gentili com o ‘The Noite’, no SBT. Para o apresentador da Record, este é bom momento para talk shows, apesar da temática do concorrente global estar mais para game show.
“Temos o Danilo, o Adnet e eu fazendo isso ao mesmo tempo. O Jô Soares é uma pessoa tão incrível que precisou de três caras para pegarem o bastão dele. Acho muito rico ter a Globo, o SBT e a Record fazendo bons produtos competitivos, isso é saudável. É uma briga boa”, afirmou Porchat, que irá ao ar de segunda à quinta-feira, à 0h15, e terá a atração reprisada pelo canal pago TBS.
Outros projetos
Além de comandar a atração na Record, Porchat protagonizou o primeiro longa-metragem da trupe Porta dos Fundos, o ‘Contrato Vitalício’, lançado em junho deste ano. O trabalho do ator não para por aí, ele ainda escreve, grava esquetes humorísticas e faz trabalhos no teatro.
Porém, para dedicar-se ao novo projeto, o apresentador desacelerou outras tarefas. Segundo Porchat, antes de começar na emissora de Edir Macedo, ele preparou roteiros e gravou série de esquetes para o Porta dos Fundos. Além disso, o humorista deixou de escrever para o Estadão, onde era colunista. “O formato do talk show é um divisor de águas em minha carreira. Estou totalmente focado, minha vida agora é o ‘Programa do Porchat’”, comeplementou o artista.
*Com supervisão e edição de Anderson Scardoelli.