A cada virada de ano, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aguardam a divulgação do calendário para recebimento de seus benefícios.
Assim como nos anos anteriores, o “Calendário de pagamento de benefícios 2024”, divulgado em dezembro de 2023 pelo órgão do Ministério da Previdência Social, segue o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que vem logo após o traço.
João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira, portal de notícias focado em informações para beneficiários do INSS, destaca que houve especulações de que o calendário de pagamento pudesse ser antecipado. Porém, a antecipação seria complexa, já que se trata de um cronograma anual que impacta milhões de beneficiários.
“O que pode ocorrer é que, pelo quinto ano consecutivo, o governo antecipe o 13º salário, porém não há nada oficial divulgado”, afirma. Segundo um levantamento recente divulgado pelo INSS, há cerca de 39.036.865 benefícios previdenciários. Desse montante, 5.657.745 são benefícios assistenciais, e 33.379.120 previdenciários. De acordo com o órgão, 26.168.062 de brasileiros recebem até um salário mínimo (R$ 1.412), enquanto 12.868.803 de segurados ganham acima do piso nacional.
“Segundo o calendário, os segurados com benefício com dígito final 1 serão os primeiros a receber o pagamento este ano, no dia 25 de janeiro”, reporta Souza. “Para consultar a data exata de pagamento, basta acessar os canais oficiais do INSS com o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador”, reforça.
Para facilitar a compreensão, o proprietário da João Financeira destaca as principais datas do calendário de pagamento de benefícios do INSS de janeiro nos tópicos a seguir:
Até 1 salário mínimo:
Acima de 1 salário mínimo:
Souza destaca que é possível acessar todos detalhes sobre o pagamento do benefício por meio do site “Meu INSS” (https://meu.inss.gov.br/). Além disso, os segurados podem baixar o aplicativo “Meu INSS” para smartphones com os sistemas Android e iOS.
“Sabemos que, ainda hoje, nem todos têm acesso à internet ou autonomia para consultar os canais digitais. Por isso, em caso de dúvidas também é possível ligar para a Central 135 de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h”, explica Souza. “Nesse caso, é preciso informar o número do CPF e confirmar uma série de informações cadastrais”, explica.
Para mais informações, basta acessar:
Dfns, a plataforma líder de carteira como serviço para ativos de criptomoedas, fechou com sucesso…
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de um bilhão de pessoas em…
O Ministério das Minas e Energia por meio da Portaria Normativa nº 97/25 alterou as…
Manpower abre vagas de emprego na cidade de Campinas. As oportunidades são para os cargos…
Evento online será conduzido pelo Engenheiro Rogério Balbinot, especialista com décadas de atuação em SST…
Casas de repouso de alto padrão estão crescendo por todo o Brasil. Elas oferecem serviços…