Categories: Comunicação

Instituto Fenasbac lança relatório de cooperativismo financeiro

O Instituto Fenasbac lançou recentemente a 2ª edição do Panorama Nacional de Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro, um documento que reúne resultados de ações promovidas pelo Recip (Reconhecimento Inovação com Propósito), apresentando o retrato do momento das cooperativas singulares relacionado a resultados não-financeiros. O relatório contém informações atualizadas sobre o mercado, demonstrando a constante evolução do cooperativismo financeiro no cenário do mercado nacional.

Nesta segunda edição de 2022, 88 cooperativas financeiras singulares de todo o país participaram da iniciativa, o que representou 15% do universo e um crescimento de 22% de participação em relação ao ano anterior (2021). O panorama apresentado exibe dados coletados durante pesquisa com as cooperativas participantes, informações cruzadas com dados atualizados do mercado e dados fornecidos pelo Banco Central do Brasil, alinhados aos princípios de ESG e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).

O Recip conta com o patrocínio do Sistema OCB, FGCoop, Confebras e WTM International, parceria da MundoCoop, Vert Capital e Climate Bonds Initiative e com a participação de cinco grandes sistemas de cooperativas financeiras do país, como a Ailos, Cresol, Sicredi, Sicoob e Unicred. Sua avaliação é feita por um questionário, dividido entre as seguintes pautas: Inovação Participativa; Inovação Colaborativa; Inovação no Desenvolvimento de Capacidades; Inovação ESG; Inovação em Finanças Verdes.

A CEO do Instituto Fenasbac, Lucila Simão, cita que o panorama é um referencial para que as lideranças conheçam o que está caminhando bem e em quais aspectos pode haver melhorias. 

“Por meio de pesquisa, dados e muito diálogo, estamos em constante aprimoramento para facilitar a expansão do cooperativismo financeiro no Sistema Financeiro Nacional”, destaca. “Estamos diante de um momento de esforço necessário para elevar o nível de inovação das cooperativas financeiras brasileiras, considerando sempre o propósito e agora, mais do que nunca, incentivar a agenda ESG e as finanças verdes”, ressalta.

A coordenadora-geral do Recip, Carolina Castro, define o Recip como a oportunidade de medir e reconhecer os resultados não-financeiros em uma sociedade cada vez mais consciente e preocupada em avançar a pauta ESG e a sustentabilidade, sendo esta a maior conquista desta edição. 

“É importante que as empresas, governos e segmentos respondam a esses anseios da sociedade e às necessidades atuais do planeta”, afirma. “O panorama coleta, analisa, classifica e divulga resultados não-financeiros do segmento, comunicando, de maneira objetiva, inovação com propósito para o ecossistema cooperativista e para todos que têm interesse na temática de sustentabilidade”, salienta Castro. 

Para mais informações, basta acessar: bit.ly/Acessar_Panorama e bit.ly/Instituto_Fenasbac

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Ministério da Saúde reconhece a segurança do PMMA

Estudos científicos comprovam que o PMMA tem uma taxa de complicação menor do que 1%.…

13 horas ago

Comunidades podem fortalecer negócios no meio corporativo

O conceito de “terceiro lugar” tem ganhado força no cenário de troca e compartilhamento de…

13 horas ago

Afinz adquire Tappaggo e complementa seu ecossistema de soluções financeiras

Solução Tap on Phone permitirá aos clientes da Afinz transformarem seus celulares em maquininhas para…

13 horas ago

Modelo 4Cs reflete exigências do marketing conversacional

Durante muitos anos, o foco no produto e no preço foram determinantes nas estratégias de…

13 horas ago

Ministério da Saúde reconhece a segurança do PMMA

Estudos científicos comprovam que o PMMA tem uma taxa de complicação menor do que 1%.…

13 horas ago

Leapfone promove ofertas em celulares por assinatura durante a Black Friday

Durante a Black Friday, a empresa quer destacar o diferencial da assinatura em relação a…

13 horas ago