A Investigative Reporters and Editors (IRE), organização norte-americana que desde 1975 se dedica à qualificação do jornalismo investigativo, disponibilizou uma lista de bolsas para financiar viagens de jornalistas e estudantes de jornalismo estrangeiros às edições de 2018 da Computer-Assisted Reporting Conference (NICAR) e da Investigative Reporters & Editors Conference (ainda sem site).
Há treze bolsas no total, mas apenas quatro são elegíveis para brasileiros. Interessados podem se candidatar à David Donald Fellowship for Data Journalism, para a CAR; à David Dietz Fellowship e à Napoli Management Group TV Scholarship, para a IRE Conference; e à Jennifer Leonard Scholarship, para ambos os eventos.
A David Donald Fellowship for Data Journalism oferece bolsa para a viagem à NICAR a professores de jornalismo. Para se inscrever, o educador deve enviar currículo, carta de recomendação de um supervisor e uma breve descrição de como os conhecimentos aprendidos na CAR poderiam ser aplicados na universidade. O prazo para inscrição é 8 de janeiro de 2018.
Para quem deseja ir à IRE Conference, a Napoli Management Group TV Scholarship financia a viagem de jornalistas de televisão que estão no início da carreira, e a David Dietz Fellowship auxilia repórteres (também iniciantes) que têm interesse em investigar finanças. Para concorrer à Napoli, é preciso enviar currículo, carta de recomendação e uma breve descrição de como a ida à conferência poderia incrementar a cobertura de TV até 23 de abril de 2018. No caso da outra bolsa, o jornalista deve ainda apresentar exemplos de trabalho jornalístico e uma breve descrição de seus objetivos profissionais. O prazo de inscrição é o mesmo.
A pessoa que ganhar a David Dietz Fellowship, além da ida ao evento, também será matriculada em um programa de mentoria da IRE e acompanhada por um repórter investigativo da área de finanças por um ano.
Já a Jennifer Leonard Scholarship é destinada a alunas de jornalismo e a jornalistas mulheres com três anos ou menos de carreira. Para concorrer, a candidata deve enviar currículo, carta de recomendação, exemplos de trabalhos jornalísticos, anotações de aula (para as estudantes) e um texto sobre seus objetivos profissionais. A bolsa garante a viagem a uma conferência ou a outra, e não a ambas. O prazo para se inscrever é 8 de janeiro de 2018, caso a candidata queira concorrer à CAR, ou 23 de abril de 2018, para a IRE Conference.
A NICAR (Conferência de Reportagem Assistida por Computador, em tradução livre) é um evento anual dedicado ao jornalismo de dados, com atividades tanto para iniciantes quanto para profissionais experientes na área. No ano que vem, a conferência acontece de 8 a 11 de março, em Chicago. A programação completa ainda não está disponível, mas já é possível se inscrever. É preciso ser associado da IRE para ir ao evento.
Já a Investigative Reporters & Editors Conference, conferência de jornalismo investigativo da IRE, acontece de 14 a 17 de junho de 2018, em Orlando. O evento, também anual, reúne uma grande rede internacional de jornalistas investigativos. São mais de 150 palestras, oficinas e sessões especiais sobre temas como investigação jornalística e reportagem. A conferência ainda não liberou a programação para o ano que vem, mas o hotsite da última edição, em 2017, pode ser visto aqui.
Para tirar dúvidas ou obter mais informações sobre as bolsas, basta contatar o endereço chris@ire.org.
Inscrições abertas para bolsas para viagem às conferências da IRE.
Veja a lista de bolsas aqui.
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente