Categories: Comunicação

Inteligência artificial é a principal tendência da TI em 2023

A revista Forbes apontou as 10 principais tendências em tecnologia que os líderes precisam estar atentos  em 2023. De acordo com a publicação, o uso da inteligência artificial (IA) lidera o ranking das mudanças no mundo digital por já ser considerada realidade nos mais diversos tipos de organizações. O metaverso terá um direcionamento definido ainda este ano, bem como haverá o avanço na tecnologia blockchain e o desenvolvimento da computação quântica. 

A IA permite replicar características humanas e capacidades computacionais em uma máquina, superando suas limitações e a velocidade. Atualmente, é usada para atividades de automação que incluem emulação de memória, reconhecimento de fala, aprendizado, planejamento e resolução de problemas, ajudando na tomada de decisões nas organizações. 

Ainda de acordo com a Forbes, IA sem código é vista como tendência de mercado. Essa tecnologia permite que qualquer pessoa crie produtos e serviços mais inteligentes sem a necessidade de saber programação. No varejo, por exemplo, empresas usam algoritmos para recomendar roupas que correspondam a tamanhos e gostos de seus clientes. Além disso, será cada vez mais comum a automatização de estoque em lojas que permitem comprar on-line e retirar na loja e comprar on-line e devolver na loja. 

Tecnologias emergentes em 2022

Também utilizada na aviação, na indústria e em plataformas de atendimento ao cliente, a IA foi considerada pela Harvard Business Review Analytic Services a 6ª tecnologia mais usada em 2022 pelos países da América Latina. A pesquisa entrevistou 316 executivos de 6 países, incluindo o Brasil. 

Segundo os dados da publicação, 90% dos líderes da América Latina disseram que o uso de tecnologias emergentes é importante para o sucesso de uma organização, dentre eles, 87% mencionaram como resultado a reinvenção, o aumento da eficácia de negócios e a melhoria da experiência do usuário.  

Além da IA, 65% dos entrevistados afirmaram usar a computação de ponta e 63% fazem o uso da biometria. Dentre as soluções biométricas, estão o reconhecimento de voz e de impressões digitais que aceleram a autenticação e precisão de identidade.

De acordo com o Product Owner da plataforma de biometria e IA BioPass ID, “o presente já mostra que a inteligência artificial e a biometria auxiliam na automatização de atividades, e otimização de produtos e serviços. O futuro aponta para a ampliação do uso dessas tecnologias. Da automatização e previsão de cenários com a IA e do aumento da segurança e combate à fraude por meio da biometria”, diz Rodrigo.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago