São Paulo, SP 18/8/2020 – A tecnologia, que aprende por experiência e ‘copia’ a inteligência humana, pode ‘prescrever’ soluções.”
O marketing de incentivo ganhou um aliado de peso para reconhecer talentos, analisar comportamentos, engajar equipes de vendas e potencializar o e-commerce: a Inteligência Artificial.
A tecnologia, que aprende por experiência e “copia” a inteligência humana, pode “prescrever” soluções por meio de estatísticas, reconhecimento de padrões e análises preditivas. O combustível é o “big data”, grande quantidade de dados que abastece a “machine learning”.
Apesar de parecer contraditório, os termos do universo digital têm destaque em tempos de ênfase no marketing Human to Human (H2H), conceito que leva em consideração pessoas e suas relações humanas para planejar uma comunicação entre marca e consumidor e entre empresas e colaboradores.
A Inteligência Artificial prescreve soluções, preferencialmente, em duas frentes: Pessoas e Vendas, de acordo com Cristiano Miano, sócio-fundador e chairman do Grupo Digi, uma das principais agências de Marketing Inventivo e Relacionamento do Brasil e que atende clientes como Coca-Cola, Cargill, Vigor, Honda e outros.
Na área de marketing de incentivo e Recursos Humanos, as aplicações da Inteligência Artificial são diversas para recompensa, reconhecimento e gestão de pessoas:
– Análises preditivas e prognósticas que geram insigths em tempo real para incentivar adequadamente os times;
– Aprendizado e incentivo adaptativo – através de reconhecimento de comportamento em massa;
– Chatbots para engajar e motivar times de vendas;
– Mídia programática para enriquecimento do data lake, que servirá para aquisição de talentos, recrutamento e engajamento/incentivo;
– Games com IA para medir habilidades de candidatos;
– Machine learning para retenção de talentos de forma personalizada.
“A tecnologia ajuda a entender o funcionário e incentivá-lo a performar da melhor forma. Também pode localizar colaboradores que estão procurando emprego e querem sair da empresa e indicar ações preventivas, como aumento de salário, promoção ou troca de cargos. No futuro, a IA vai nos dizer, inclusive, como agir para retê-los, e até executar a ação”, conta Cristiano Miano, sócio-fundador e chairman do Grupo Digi.
Na área de Vendas, a IA também se destaca com diversas soluções. No online, a IA prevê comportamentos de compra, interage por comportamento, repõe estoques, vende a qualquer hora etc. Já no offline, administra compras e estoques, reconhece comportamentos e melhora o atendimento. A Digi, por exemplo, oferece uma ferramenta de reconhecimento de gôndola no Ponto de Venda com Inteligência Artificial, que analisa composição da gôndola, posicionamento de produtos da marca e da concorrência etc.
Mas apesar da efetividade das soluções, a IA não substitui a importância e o potencial humanos na gestão de pessoas e de vendas em tempos de estratégias H2H. “A tecnologia te dá as alternativas, mas é o humano que escolhe, pois o digital não tem a sensibilidade e a empatia necessários para gerir as relações humanas”, comenta Miano.
Incentive Experience – As estratégias de marketing Human to Human (H2H) e a Inteligência Artificial estão entre os temas do Incentive Experience 2020, primeiro evento digital de marketing de incentivo promovido pela agência Digi para inspirar superação nos profissionais da área e nos times de vendas. O evento é gratuito e acontece no dia 20 de agosto, às 19 horas, com transmissão online e moderação de Cristiano Miano.
O especialista inglês em marketing de incentivo Brian Dunne, que presidiu durante 8 anos o braço europeu da IMA (Incentive Marketing Association) e membro do board global da entidade, participa pela primeira vez de um evento aberto no Brasil. Rodrigo Herrera, head de trade marketing da Vigor, também faz palestra no encontro.
Inscrições e informações no site: http://incentiveexperience.com.br
Website: http://digi.ag
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