Categories: noticias-corporativas

Inteligência Artificial prescreve soluções para engajamento e vendas

São Paulo, SP 18/8/2020 – A tecnologia, que aprende por experiência e ‘copia’ a inteligência humana, pode ‘prescrever’ soluções.”

O marketing de incentivo ganhou um aliado de peso para reconhecer talentos, analisar comportamentos, engajar equipes de vendas e potencializar o e-commerce: a Inteligência Artificial.

A tecnologia, que aprende por experiência e “copia” a inteligência humana, pode “prescrever” soluções por meio de estatísticas, reconhecimento de padrões e análises preditivas. O combustível é o “big data”, grande quantidade de dados que abastece a “machine learning”.

Apesar de parecer contraditório, os termos do universo digital têm destaque em tempos de ênfase no marketing Human to Human (H2H), conceito que leva em consideração pessoas e suas relações humanas para planejar uma comunicação entre marca e consumidor e entre empresas e colaboradores.

A Inteligência Artificial prescreve soluções, preferencialmente, em duas frentes: Pessoas e Vendas, de acordo com Cristiano Miano, sócio-fundador e chairman do Grupo Digi, uma das principais agências de Marketing Inventivo e Relacionamento do Brasil e que atende clientes como Coca-Cola, Cargill, Vigor, Honda e outros.

Na área de marketing de incentivo e Recursos Humanos, as aplicações da Inteligência Artificial são diversas para recompensa, reconhecimento e gestão de pessoas:

– Análises preditivas e prognósticas que geram insigths em tempo real para incentivar adequadamente os times;

– Aprendizado e incentivo adaptativo – através de reconhecimento de comportamento em massa;

– Chatbots para engajar e motivar times de vendas;

– Mídia programática para enriquecimento do data lake, que servirá para aquisição de talentos, recrutamento e engajamento/incentivo;

– Games com IA para medir habilidades de candidatos; 

– Machine learning para retenção de talentos de forma personalizada.

“A tecnologia ajuda a entender o funcionário e incentivá-lo a performar da melhor forma. Também pode localizar colaboradores que estão procurando emprego e querem sair da empresa e indicar ações preventivas, como aumento de salário, promoção ou troca de cargos. No futuro, a IA vai nos dizer, inclusive, como agir para retê-los, e até executar a ação”, conta Cristiano Miano, sócio-fundador e chairman do Grupo Digi.

Na área de Vendas, a IA também se destaca com diversas soluções. No online, a IA prevê comportamentos de compra, interage por comportamento, repõe estoques, vende a qualquer hora etc. Já no offline, administra compras e estoques, reconhece comportamentos e melhora o atendimento. A Digi, por exemplo, oferece uma ferramenta de reconhecimento de gôndola no Ponto de Venda com Inteligência Artificial, que analisa composição da gôndola, posicionamento de produtos da marca e da concorrência etc.

Mas apesar da efetividade das soluções, a IA não substitui a importância e o potencial humanos na gestão de pessoas e de vendas em tempos de estratégias H2H. “A tecnologia te dá as alternativas, mas é o humano que escolhe, pois o digital não tem a sensibilidade e a empatia necessários para gerir as relações humanas”, comenta Miano.

Incentive Experience – As estratégias de marketing Human to Human (H2H) e a Inteligência Artificial estão entre os temas do Incentive Experience 2020, primeiro evento digital de marketing de incentivo promovido pela agência Digi para inspirar superação nos profissionais da área e nos times de vendas. O evento é gratuito e acontece no dia 20 de agosto, às 19 horas, com transmissão online e moderação de Cristiano Miano.

O especialista inglês em marketing de incentivo Brian Dunne, que presidiu durante 8 anos o braço europeu da IMA (Incentive Marketing Association) e membro do board global da entidade, participa pela primeira vez de um evento aberto no Brasil. Rodrigo Herrera, head de trade marketing da Vigor, também faz palestra no encontro.

Inscrições e informações no site: http://incentiveexperience.com.br

Website: http://digi.ag

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Bitget está entre as 3 principais bolsas de criptomoedas para operação de futuros no relatório de novembro

VICTORIA, Seychelles, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, líder em bolsa de criptomoedas e…

24 horas ago

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

24 horas ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

24 horas ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

24 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

24 horas ago