Categories: noticias-corporativas

Investidores adiam planos e buscam novos modelos, mas não desistem de franquias, mostra pesquisa

São Paulo, SP 14/5/2020 –

Embora tenham adiado o prazo para tomar uma decisão e estejam mais interessados em modelos mais enxutos, os investidores brasileiros não desistiram do sonho de empreender através do franchising.

É o que revela a pesquisa Impacto do coronavírus nos investimentos de franquias, promovida pelo portal Guia Franquias de Sucesso.

O levantamento mostrou que 77% dos participantes mudaram seus planos de investimento por conta do coronavírus, mas apenas 4% não pretendem mais abrir uma franquia.

Entre aqueles que seguem interessados no franchising, a maioria acredita que é uma questão de tempo para abrir o negócio: 54,8% decidiram esperar mais para investir, mas ainda querem se tornar franqueados.

Porém, o momento ideal para os candidatos retomarem as negociações com as redes de franquias ainda é incerto.

Cerca de 46,8% dos respondentes adiaram suas escolhas para um período de 6 a 12 meses, enquanto 36,7% acreditam que um prazo de 3 e 6 meses seja suficiente. Apenas 13,9% afirmaram que vão investir em franquias só daqui a 12 meses.

E para fechar negócio, os entrevistados esperam que as marcas tomem algumas atitudes durante a crise.

De acordo com o estudo, 77,7% acham que as franqueadoras deveriam reduzir os valores de investimento por conta da pandemia; 61,8% querem ver o desenvolvimento de novas estratégias de vendas para manter o faturamento em dia e 58,3% acreditam que as marcas devem flexibilizar as condições de pagamento para os franqueados.

Serviços estarão em alta no pós-crise

A pesquisa também apontou que alguns setores do franchising podem ser menos interessantes para os novos franqueados no “novo normal” (o momento depois da quarentena).

8 em cada 10 investidores apontam as franquias de turismo e viagens como as menos atrativas no pós-coronavírus. Franquias de brinquedos e diversões (54,7%), móveis e decorações (51,3%) e roupas e calçados (44,3%) também aparecem na lista dos setores vistos como mais arriscados.

Lojas virtuais e franquias home based serão modelos preferidos

A Covid-19 também fez alguns candidatos a franqueados perceberem que certos modelos de negócio se adaptam melhor às adversidades do que outros.

Com isso, os interessados também devem buscar formatos de franquias mais flexíveis e enxutos quando retomarem os investimentos.

Segundo o estudo do Guia, antes da pandemia, os modelos favoritos eram as franquias de loja física (59,4%) e a prestação de serviços presencial (37%). No pós-coronavírus, porém, os novos franqueados estão mais inclinados a abrir franquias de loja virtual (57,1%) e negócios home based (45%).

O delivery também deve ganhar maior destaque no franchising. Antes, apenas 12,5% dos entrevistados abriria uma franquia de entregas. Agora, 30% já considera o delivery como uma opção interessante para ter uma franquia.

A pesquisa Impacto do coronavírus nos investimentos de franquias entrevistou 144 investidores entre 30 de abril e 6 de maio de 2020 e está disponível gratuitamente para download.

Sobre o Guia Franquias de Sucesso

Lançado em 2016, o Guia Franquias de Sucesso é um portal independente que conecta potenciais investidores a marcas que buscam candidatos para sua expansão.

Website: https://guiafranquiasdesucesso.com/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

17 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago