O anúncio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), feito no dia 11 de agosto, destacou os dez eixos principais para implementação de medidas e investimentos no país, um deles é o transporte.
Chamado de transporte eficiente e sustentável, o eixo reúne investimentos em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias em todos os estados do Brasil. O Programa prevê diversas ações que serão feitas com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), de empresas estatais e do setor privado. No total, serão investidos R$ 349 bilhões em transportes.
Algumas rodovias com obras paralisadas estão entre as prioridades do PAC. A ideia é aproveitar parte dos trabalhos que já estão prontos e aumentar a chance de conclusão de empreendimentos considerados mais importantes.
Verbas para o Nordeste
Atualmente, mesmo sendo a 2ª maior região em termos de desenvolvimento logístico, o Nordeste é um dos locais mais afetados pelas péssimas condições das rodovias. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostrou que 71,3% da malha rodoviária pavimentada do Nordeste apresenta algum tipo de problema no pavimento, na sinalização ou na geometria das estradas.
Segundo o novo PAC, em Pernambuco, por exemplo, parte do investimento será para as obras de conclusão da Transnordestina que fará a ligação do ramal ferroviário entre Curral Novo, no Piauí, e o Porto de Suape. Localizado entre os municípios do Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, o porto movimenta anualmente mais de 23 milhões de toneladas de cargas.
Cabo de Santo Agostinho será, inclusive, sede do 27º Workshop de Logística, Soluções e Tendências – Especial Recife 2023, que acontecerá no dia 24 de agosto, das 8h30 às 16h no Cone Multimodal. Os anúncios do novo PAC certamente serão discutidos no evento, segundo Marcelo Zeferino, Chief Commercial Officer (CCO) Prestex – empresa especializada em solução logística emergencial B2B]
Zeferino será palestrante e apresentará o tema “Logística aérea como vantagem competitiva: alta performance em regiões continentais”. Além de sua experiência de mais de 20 anos no setor, o especialista falará sobre o crescimento da movimentação de cargas pelo transporte aéreo emergencial.
“No Nordeste, os segmentos que mais demandam pelo transporte aéreo emergencial são a indústria automobilística, de alimentos, bebidas e produtos químicos. A vantagem deste modal é a agilidade e rapidez, além da segurança no transporte e os menores riscos de danos às mercadorias transportadas”, explica o especialista.
Marcelo ainda ressalta que o transporte aéreo é uma alternativa mais segura e eficaz, uma vez que a maioria das rodovias estão em péssimas condições, além de constantes paralisações, deslizamentos e acidentes, que podem até impedir o deslocamento por longos períodos. “Os investimentos são bem-vindos e teremos várias obras em execução até 2026, mas para algumas cargas como peças e itens de reposição de máquinas e equipamentos – que podem deixar uma produção parada – e medicamentos – como pudemos ver claramente na época das vacinas da Covid-19, o transporte aéreo emergencial sempre será fundamental e a escolha prioritária”, finaliza.
No dia 24 de agosto, o Workshop contará com a parceria do Cone Multimodal, um dos principais hubs de logística em Pernambuco e a Prestex estará presente no espaço “Showroom de Soluções Logísticas”. Os participantes terão acesso à exposição de diversas soluções, como armazenagem, movimentação, tecnologia, transportes e acessórios.
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