Categories: Comunicação

IPVA 2023 vai ficar mais caro em todo o país

Projeções realizadas por órgãos governamentais estaduais dão conta que o IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) 2023 ficará mais caro em todo o país. Em São Paulo, o governo apontou que a taxa ficou 10,77% mais cara neste ano, com uma estimativa de arrecadação de cerca de R$ 23,4 bilhões com o tributo. Já os governos dos estados do Pará e de Goiás informaram que a taxa deve ficar 11,5% e 10% mais alta, respectivamente. 

Segundo informações divulgadas pela Sefa (Secretaria de Estado da Fazenda), o aumento do valor do imposto no Pará foi realizado com base na Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas), que mede os valores venais, de acordo com a marca/modelo dos veículos. Esse informe aponta que a variação média dos preços de referência da base tributável do IPVA foi de 11,54% no Pará.

Em Goiás, a Secretaria de Economia informou que utiliza “o preço do veículo avaliado pela tabela Fipe e aplica em cima desse valor de venda uma alíquota de acordo com a categoria do veículo”. De acordo com o governo, o estado segue as mesmas alíquotas de IPVA há oito anos e o aumento no imposto tem como justificativa a valorização dos carros usados, em relação ao ano de 2022.

André Brunetta, Cofundador do aplivcativo Zul+ e Diretor de Inovação e Digital da Estapar, lembra que a alta do IPVA já era, de certa forma, esperada, inclusive já tinha sido verificada em 2022: “Com a pandemia, as montadoras tiveram problemas para entregar carros zero quilômetro, o que aqueceu o mercado de usados”, afirma.

“Além disso”, prossegue, “a perda de renda e a alta de juros também reduziram o poder de compra dos brasileiros e encareceram o financiamento. Tudo isso combinado provocou a elevação dos preços dos carros e, consequentemente, do IPVA”, complementa.

Brunetta destaca que, por conta do aumento do IPVA, muitos motoristas têm buscado alternativas de pagamento e parcelamento. “Alguns estados, como São Paulo, aumentaram o número de parcelas permitidas para o pagamento do IPVA em 2022. Mas, com os valores mais altos, mesmo essa facilidade pode ser insuficiente”.

O Cofundador do Zul+  conta que, diante disso, algumas plataformas passaram a operar no mercado brasileiro permitindo o parcelamento de IPVA, além de licenciamento e multas em até 12 vezes, diluindo os valores ao longo do ano. “Isso beneficia quem não tem os recursos para fazer o pagamento à vista ou em 3 ou 5 parcelas, além de quem tem dinheiro aplicado e não quer mexer nessas reservas”, afirma. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.zuldigital.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Tū Ātea e Mavenir Fazem Parceria Para Liderar o Futuro das Redes com Ativos de Espectro Maori

RICHARDSON, Texas, Nov. 16, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Mavenir, fornecedora de infraestrutura de rede…

2 dias ago

LambdaTest expande capacidade do KaneAI para aprimorar a eficiência e flexibilidade dos testes

As atualizações mais recentes do KaneAI auxiliam as equipes a realizarem testes de maneira mais…

3 dias ago

Lenovo Group: resultados financeiros do segundo trimestre de 2024/25

Lenovo alcança crescimento robusto, sustentável e acelerado - foco em IA híbrida para diferenciação de…

3 dias ago

Abertura do Fórum de Cooperação Econômica ASEAN-China GBA de 2024 (Qianhai)

SHENZHEN, China, Nov. 15, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- No dia 13 de novembro foi realizada…

3 dias ago

Rigaku desenvolve tecnologia para a visualização 3D da estrutura em escala atômica do carbono amorfo

- Contribui para o desenvolvimento de materiais de alto desempenho para dispositivos de bateria e…

3 dias ago