Com um novo formato, nos dias 1 e 2 de abril de 2022, começa a 23ª edição do Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ, na sigla em inglês). Jornalistas, executivos de mídia e acadêmicos ao redor do mundo estarão reunidos de forma presencial e on-line, e irão discutir a transição, o impacto e a evolução da revolução digital no campo da comunicação. O ISOJ 2022 é gratuito e patrocinado pela Knight Foundation e pelo Google News Initiative.
Leia mais:
- Online e gratuito: curso ensina a empreender no meio digital
- Série gratuita busca “destravar” jornalistas na produção de vídeos
- Projeto oferece educação midiática a jovens para as eleições de 2022
Este ano, o evento será diferente dos dois anteriores, que foram modificados pela pandemia para ter apenas o formato online. O ISOJ voltará a ter parcialmente sua programação ocorrendo em Austin, cidade do Texas, nos Estados Unidos. A localização será no Zlotnik Family Ballroom no AT&T Hotel and Conference Center. A conferência será realizada em inglês, com tradução simultânea para espanhol.
Entre os palestrantes brasileiros, podemos encontrar nomes como:
- Rosental Alves, fundador e criador do ISOJ;
- Flávia Lima, editora de diversidade da Folha de S.Paulo;
- Marco Túlio Pires, líder do Google News Lab do Brasil;
- Natália Viana, co-fundadora e diretora executiva da Agência Pública;
- Daniel Trielli, candidato a PhD na Universidade de Northwestern;
A programação inclui palestras, painéis, workshops e atividades mais descontraídas, tanto presenciais como online. Na plataforma do evento, é possível encontrar a programação completa e a biografia dos participantes, além de um repositório que reúne os conteúdos de todos os simpósios desde 1999, com transcrições, vídeos, slides e artigos de pesquisa.
As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas por meio deste link.
Além disso, o International Journalism Festival volta de forma presencial em Perugia, na Itália, de 6 a 10 de abril de 2022. Depois de ser cancelado nos últimos dois anos, ele reestreia com entrada gratuita e discussões sobre diversas áreas do jornalismo.
*Texto originalmente publicado no site da Abraji.