Portal Comunique-se

Isolamento social cria oportunidades para economizar energia elétrica com a iluminação

Ao comparar produtos, consumidor deve optar pelos certificados e que sejam mais eficientes, não apenas os que tenham maior potência em Watts

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo, SP 17/6/2021 –

Economizar energia com a iluminação tornou-se desafio com o isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus, que levou mais gente a ficar em casa, e a crescente adesão das empresas ao home office. A fim de apoiar os consumidores, a Abilumi (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação) reuniu algumas dicas de especialistas, que valem para a quarentena e sempre.

1) Comprar só lâmpadas LED com o selo do Inmetro na embalagem, o que significa que estão em conformidade com as normas técnicas e de segurança.

2) Preferir lâmpadas LED que tragam na embalagem o selo de associações do setor, como a Abilumi, pois as empresas associadas mantêm um compromisso de qualidade.

3) Ao comparar produtos, optar pelos certificados e mais eficientes, com quantidade de lumens ideal para seu ambiente, e não pelos que tenham maior potência em Watts

4) Caso o objetivo seja iluminar o ambiente do home office, os especialistas orientam apostar em luminárias de mesa e abajures, para evitar ligar todas as luzes do ambiente.

5) Apagar as luzes sempre que não estiver usando o ambiente. Há ainda a opção de usar lâmpadas LED junto com sensores de presença.

6) Optar por lâmpadas LED dimerizáveis, que permitem controlar a intensidade da iluminação, reduzem a quantidade de eletricidade que a lâmpada usa e trazem conforto.

7) Usar em cômodos de descanso e lazer lâmpadas de cor amarelada e quente, com temperatura de cor em torno de 2.700K a 3.200K (Kelvin). Em locais que demandam concentração e trabalho, optar por uma luz fria, em torno de 6.500K.

8) Ao substituir uma lâmpada, observar o valor de lúmens e optar sempre pela que consumir menos energia (menos valor de Watts), mas que tenha uma quantidade de lúmens adequada à aplicação pretendida.

9) A Abilumi reuniu exemplos de equivalências entre modelos de lâmpadas fluorescentes em comparação com as lâmpadas LED e o quanto é possível economizar com essa tecnologia. Mais informações: https://www.abilumi.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Tabela-de-Equivalencia-AbilumiAbr-20.pdf

Website: http://www.abilumi.org.br

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner