A Ituran Brasil, multinacional israelense, inovou no ambiente digital em sua coletiva anual de imprensa, que será realizada nesta quarta-feira, 9, a partir das 14h30. Por causa do aumento de casos da variante Ômicron, a companhia criou uma solução: desenvolveu um ambiente em metaverso, no qual os jornalistas podem viver uma experiência em realidade virtual, dentro de uma espécie de museu com informações e até um automóvel.
Leia mais:
- Baixa na direção da TV Jovem Pan News
- CNN Brasil de olho no Super Bowl
- Programa estreia no Canal do Criador
A ideia desenvolvida representa a possibilidade de acessar uma espécie de realidade paralela, em que os jornalistas podem ter uma experiência de imersão. “Tecnicamente, o metaverso não é algo real, mas busca passar uma sensação de realidade, e possui toda uma estrutura no mundo real para isso”, conta Tobias Zamignan Manica, responsável pelo marketing da Ituran. “Criamos esse ambiente interativo, onde os jornalistas participantes podem ter contato com a mestre de cerimônias, informações em totens virtuais, plateia digital na coletiva e outros atrativos”, prossegue o executivo.
O funcionamento do metaverso é semelhante ao dos óculos de realidade virtual — que já foram usados na coletiva de imprensa anterior da Ituran —, mas com alguns recursos diferentes. Esse instrumento “teletransporta” a pessoa para um mundo que existe, mas que não está ao alcance no mundo real. A diferença é que, agora, o metaverso é uma realidade cada vez mais palpável e que promete revolucionar o entretenimento, em produtos e em serviços.
Permite criarmos um ambiente temático repleto de recursos como vídeos, botões, imagens, sons
“Essa nova abordagem é altamente tecnológica e contemporânea, uma vez que metaverso é a palavra da vez. Permite criarmos um ambiente temático repleto de recursos como vídeos, botões, imagens, sons e criando uma espécie de lounge. E é muito acessível, proporcionando interação em qualquer tipo de dispositivo através de voz, chat”, explica Ronaldo Gazel, creative technologist, responsável pelo desenvolvimento da plataforma.
Para Zamignan Manica, todo esse processo criativo também dá ao jornalista uma dimensão do DNA da Ituran. “Esse ambiente que desenvolvemos torna-se um grande aliado na divulgação da nossa mensagem de inovação. Somos uma empresa de tecnologia de ponta, de criação de novas soluções. Essa é mais uma oportunidade, diante da pandemia, de os jornalistas terem um contato mais próximo com a realidade que vamos apresentar”, complementa o executivo.
Para conhecer o metaverso criado pela Ituran para a coletiva de imprensa com jornalistas brasileiros, basta clicar aqui.