Jornais do Norte e Nordeste vão além do impresso

Um veículo do Norte e outro do Nordeste recentemente apresentaram novidades de conteúdo. O Liberal, do Pará, apresentou sua novo conceito editorial. O Povo, do Ceará, renovou mandato de ombudsman e criou podcast

O Liberal e O Povo, jornais do Norte e do Nordeste, respectivamente, movimentam a seção ‘Pautas & Notas’

Com nova cara e novo conceito

Tendo mais de 72 anos de história, O Liberal não seguiu conservador em seus costumes. Desde o fim de 2018, o jornal — e sua versão online — chegam de forma moderna ao público consumidor de notícias. Baseada em Belém, a empresa de comunicação resolveu mudar o seu logotipo, que perdeu o então tradicional fundo azul. Também alterou a forma do conteúdo, com direito a reformulação gráfica, priorizando fotos, chamadas e infográficos. Nas alterações, o impresso passou conversar cada vez mais com os canais digitais da marca.

“Hoje, em função dos novos padrões de comportamento do leitor, levando-se em conta o advento da internet e das redes sociais, o jornal impresso passa a utilizar uma plataforma de integração multimídia. O novo projeto gráfico surge como instrumento para atrair pelo aspecto imagético, proporcionando prazer diante de um cenário agradável, de rápido acesso, portanto não cansativo, com textos mais curtos e concisos e imagens que falam por si”, comentou, à época das mudanças, o editor-chefe de O Liberal, Lázaro Moraes.

Daniela Nogueira é ombudsman de O Povo (Imagem: divulgação)

Novo mandato de ombudsman

A função de avaliar um veículo de comunicação a partir da perspectiva dos leitores. Essa é, sobretudo, a missão quem assume o cargo de ombudsman. Ou ombuds-girl. Isso porque um dos poucos jornais brasileiros que mantém o posto ativo é O Povo, do Ceará, que deixa uma jornalista mulher à frente de tal atividade. Daniela Nogueira é quem responde pelo trabalho, que foi renovado em janeiro, A profissional, que é ombudsman do jornal desde 2014, deu início ao seu terceiro mandato.

A ombudsman de O Povo fez questão de que a crítica ao jornal mudou devido à disseminação de fake news. “Ter de provar a credibilidade a todo instante foi tarefa constante. A proliferação das notícias falsas e a tentativa de minimizar os danos causados por elas foram um fenômeno que levaram o jornalismo a encontrar maneiras de fazer com que o público não aceitasse a credibilidade que tanto alega”, comentou Daniela Nogueira.

Jornal também tem áudio

Um veículo de comunicação nativo da mídia impressa que passa a investir em recursos sonoros. Isso aconteceu recentemente com o mesmo O Povo da ombudsman Daniela Nogueira. No último mês, a empresa de comunicação lançou seu mais novo projeto: o ‘Recorte‘. Trata-se de podcast que se propõe sempre a discutir o tema do dia. Com edições de segunda a sexta-feira, sempre às 18h, o programa tem de 10 a 15 minutos.

“É um bate-papo leve sobre o que foi destaque no dia”, explicou o jornalista Ítalo Coriolano, um dos apresentadores do programa. “A ideia é conversar sobre o que foi assunto durante manhã e tarde no Brasil e no mundo, levando em conta o que percebemos que teve maior audiência e envolvimento da população”, disse — explicando assim que, como O Liberal, O Povo tem ido além do impresso.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Global X lança terceira edição do relatório anual de investimentos temáticos

Lançado este ano, pela Global X ETFs, gestora de ETFs sediada em Nova York, o…

12 minutos ago

Contratação de frete marítimo no agronegócio registra crescimento desde 2023

As projeções são positivas já que segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária afirma…

22 minutos ago

IA e ML estão impactando a segurança cibernética financeira

Em matéria recente para a Global Banking & Finance Review, Seshagirirao Lekkala - engenheiro na…

33 minutos ago

Relatório aponta dados sobre uso de tabaco no mundo

Segundo os dados apresentados pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao uso…

43 minutos ago

Diego Giallanza assume gestão de Comunicação e Marketing de indústria paraense

Hiléia Alimentos anunciou Diego Giallanza como seu novo gestor de comunicação e marketing. Com uma…

1 hora ago

Empresas promovem arte dentro de prédio em construção

Duas empresas do setor imobiliário se uniram neste ano para promover artistas plásticos brasileiros contemporâneos…

1 hora ago