Jornal Meia Hora continua ridicularizando transexuais

Uma notinha no site do jornal Carioca Meia Hora conta sobre uma briga que teria ocorrido com um grupo de travestis que disputava um cliente. Com o título em caixa alta “A COISA TÁ FEIA”. A “reportagem” ou relato é carregada de um tom irônico/cômico, o que transforma a narrativa sem relevância, pelo contrário, transforma em chacota a história de sobrevivência de pessoas normais, que tentam seu lugar ao sol, e vivem marginalizadas pela sociedade.

A mídia tradicional está transformando a transexualidade em uma editoria cômica, ignorando o verdadeiro foco humanitário desta pauta. Os dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) mostram que uma pessoa trans é morta a cada 48 horas no Brasil. E a expectativa de vida de uma Travesti é de 35 anos.

Esse cenário surge por conta da transfobia que já nasce dentro de casa. A maioria das travestis são expulsas e rejeitadas pela família, e vão em busca do sustento através da prostituição. A prostituição não é crime no Brasil, e muitas optam por este trabalho, mas muitas também gostariam de uma oportunidade no mercado de trabalho formal, algo quase inexistente.

Jornais populares precisam parar de ridicularizar a pauta trans! Esse não é um tema de piada. É um problema social e de saúde pública. Os colegas estão esquecendo o verdadeiro papel da imprensa, que é prestar um serviço à sociedade. E nossas trans fazem parte dela. Que tal criarem uma editoria para transexuais conseguirem um emprego? Que tal contratar um jornalista trans para tratar das pautas da forma correta? O único valor desse jornal são os cliques e o título “O mais lido do Rio”?

Wilson Pinheiro. Jornalista e editor do site Comunicação Colorida.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

19 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago