Marcos Clementino resolveu deixar o jornalismo brasileiro. Em desabafo feito em seu perfil no Facebook, o comunicador afirma que a profissão está em coma
O repórter Marcos Moreira Clementino resolveu deixar o jornalismo. Em desabafo feito em seu perfil pessoal no Facebook, o comunicador afirma que a profissão está em coma e que a “insistência em manter o falso glamour sobre os operários da notícia esconde as mazelas dos bastidores”. Com passagens pela Rede TV como correspondente, o jornalista trabalhava atualmente na TV Cultura.
Marcos Moreira Clementino relata que os profissionais da comunicação estão cada vez mais pobres, doentes, egoístas, vaidosos e soberbos. Para ele, a situação atual da carreira de jornalista, com “salários defasados, péssimas condições de trabalho e descontentamento da maioria”, o fez dar uma pausa nesta batalha que é trabalhar em redação. “Tomei a difícil decisão de abandonar a carreira de repórter. Resistir não é uma alternativa inteligente em certas circunstâncias. Só agora a ficha caiu!”.
À reportagem do Portal Comunique-se, o jornalista contou que quando saiu da Rede TV já havia decidido parar, porém, o convite para retornar à TV Cultura, assim como o pedido de amigos e familiares, o fez pensar. O atual contrato com a emissora seria renovado em setembro, não fosse a decisão de Clementino. “Decidi encerrar o vínculo antes. Vou aproveitar para descansar um pouco e fazer coisas básicas como levar o meu filho no colégio, ir ao supermercado com mais frequência, pegar um cineminha de vez em quando. Coisas simples e que deixei de fazer há algum tempo por pensar 24h em notícia”.
A relação do repórter com a profissão ficou tão desgastada que Marcos Clementino chegou a ficar com vergonha do filho, que tem quatro anos. “Toda vez que ele queria brincar em casa, lá estava eu com o computador ligado escrevendo alguma coisa, celular na mão trocando mensagens sobre o trabalho e de olho no noticiário da TV”. Por enquanto, o jornalista não tem projetos, sendo o descanso seu principal alvo. Depois disso, ele vai tirar da gaveta algumas ideias. Os projetos, entretanto, ainda não foram revelados. O agora ex-jornalista tem experiência no mercado financeiro.
“Cabe a mim deixar o jornalismo com as boas lembranças, torcer pela sobrevivência dos colegas que ficaram e colocar em prática ideias engavetadas de tanto tempo. Meu sincero agradecimento à TV Cultura. Sentirei saudades do convívio com todos”, finalizou.
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente