Jornalista critica membros do Ministério Público e Justiça determina retirada de blog do ar

O juiz Paulo Afonso de Oliveira, da 2ª Vara Cível do Mato Grosso do Sul, determinou a retirada do ar do Blog do Nélio ou a prisão do jornalista Nélio Raul Brandão, dono da página. O magistrado aceitou pedido da Associação Sul-mato-grossense de Membros do Ministério Público (ASMMP), que abriu ação com intuito de barrar matérias escritas pelo profissional com teor crítico aos integrantes do órgão.

A decisão foi anunciada na sexta-feira, 7, data em que foi lembrado o Dia do Jornalista. Para o Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS), a decisão judicial foi arbitrária e configura censura. “Entendemos não ser razoável tirar do ar um veículo, que é o meio de trabalho do profissional em questão, usando o caráter de censura abstrata a conteúdos que ainda não foram publicados”, protestou a entidade.

Em posicionamento publicado no site do Sindijor-MS, a entidade afirmou, ainda, que “a ameaça a um veículo é, também, ameaça a todos os jornalistas e também à sociedade, em um cenário em que o retrocesso parece estar ganhando corpo”. “Não podemos concordar com decisões que firam o direito à liberdade de imprensa e nos devolvam a um tempo ao qual não queremos mais voltar”, prosseguiu o sindicato.

De acordo com o site O Jacaré, editado pelo jornalista Edivaldo Bitencourt, o juiz informou que a medida extrema é necessária porque o jornalista não cumpriu a determinação judicial para retirar matérias supostamente ofensivas contra alguns integrantes do Ministério Público Estadual (MPE).

Também em entrevista ao O Jacaré, Brandão afirmou que cumpriu as determinações anteriores de retirar do ar matérias consideradas ofensivas pelos promotores. Porém, a entidade recorreu porque ele publicou outro conteúdo, que ainda não havia sido questionada na Justiça. O jornalista anunciou que vai recorrer da decisão para manter o blog no ar.

Até o início da noite desta terça-feira, 11, o Blog do Nélio segue no ar. A reportagem do Portal Comunique-se entrou em contato com o jornalista Nélio Brandão e com o presidente do ASMMP, no entanto, nenhum deles quis falar sobre o processo.

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

18 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago