Notinhas

Jornalista é agredido em frente ao seu local de trabalho

O jornalista Daniel Tercílio Carniel foi impedido de realizar seu trabalho livremente na última sexta-feira, 14. Ao chegar à sede da TV Adesso em Garibaldi (RS), ele foi agredido com socos e pontapés. Com o rosto ensanguentado, o comunicador chegou a aparecer na atração que apresenta para mostrar a sua situação ao público.

Leia mais:

Daniel definiu o caso como atentado e avisou que, segundo o agressor, teria dito que isso seria pelas “denúncias e mentiras” apresentadas por ele na televisão. A Brigada Militar gaúcha busca o autor da agressão contra o jornalista, que lembrou: o prédio tem câmeras de segurança. “Eu não tenho medo… Não vão me calar”, enfatizou o diretor e âncora da TV Adesso.

Em nota conjunta com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) lembrou que o jornalista havia, há cerca de 15 dias antes, denunciado um ex-prefeito que chegou a inaugurar um poço artesiano na cidade, sendo que, segundo o apresentador, “40 famílias estão sem água”.

De 2001 a 2008 e, posteriormente, de 2013 a 2020, o município gaúcho de Garibaldi foi administrado por Antonio Cettolin, que nas eleições de 2020 apoiou publicamente a candidatura de Fachinelli (MDB), que era até então o seu vice-prefeito. O pleito, no entanto, foi vencido por Alex Carniel (PP). Apesar do sobrenome, o político e o jornalista não são parentes, apurou a reportagem do Portal Comunique-se junto à equipe de comunicação da prefeitura.

Alex e seu vice, Sérgio Chesini (PP), foram afastados da prefeitura em novembro de 2021 por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). No primeiro dia útil deste ano, o vereador Zé da Patrola (PDT), ex-aliado de Cettolin, assumiu interinamente o comando do poder Executivo de Garibaldi, registrou o portal G1.

“O Sindjors e a Fenaj, diante da violência crescente contra jornalistas, em todo o país, exigem uma atuação firme e decisiva dos órgãos públicos. Relatório de 2020 da Fenaj apontou um aumento de 105,77% nos casos de violência contra jornalistas, em relação ao ano anterior”, afirma a nota das entidades em defesa do jornalista Daniel Tercílio Carniel.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas, que…

16 horas ago

Global X lança terceira edição do relatório anual de investimentos temáticos

Lançado este ano, pela Global X ETFs, gestora de ETFs sediada em Nova York, o…

16 horas ago

Contratação de frete marítimo no agronegócio registra crescimento desde 2023

As projeções são positivas já que segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária afirma…

17 horas ago

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

HOUSTON (EUA) 3/5/2024 - A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador,…

17 horas ago

IA e ML estão impactando a segurança cibernética financeira

Em matéria recente para a Global Banking & Finance Review, Seshagirirao Lekkala - engenheiro na…

17 horas ago

Relatório aponta dados sobre uso de tabaco no mundo

Segundo os dados apresentados pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao uso…

17 horas ago