Categories: Comunicação

Jornalista lança livro de poesia engajada e quer resgatar a leitura de poemas

Em tempos marcados pela intolerância, chega ao mercado editorial o livro de poesia Cada um sabe onde o poema aperta (Caravana Editorial), da escritora e jornalista Viviane Viana, que trata de problemas sociais contemporâneos. O livro está em pré-venda e será lançado em 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Dividido em três partes – Traço, Laço e Estilhaço –, o percurso literário tem início com a apresentação do traçado poético da autora, com destaque para os poemas Roubo qualificado, Rouge e Pingos nos is, este último dedicado ao grupo Mulheres Rodadas, eco da voz feminina no carnaval de rua carioca. Na segunda parte, a poeta abraça o leitor com seu lirismo para tratar de questões como o preconceito e o aumento da pobreza e da população de rua.

Em Estilhaço, conforme sugere o título, o “poema aperta”. Começa com Gare, poema em que conversam Solano Trindade e Manuel Bandeira para denunciar a fome, e chega a Legado Betinho, em homenagem ao sociólogo e ativista dos direitos humanos no Brasil, Herbert de Souza. Nessa parte estão presentes também temas como a violência contra a mulher e a destruição da Amazônia.

De acordo com a professora Ana Jurkiewicz, que assina a orelha da obra, “a poesia de Viviane Viana se afasta da semiótica fria, que fez com que o gênero perdesse leitores ao longo dos anos, e entrega poemas compreensíveis e musicais”. Já o editor Leonardo Costaneto ressalta o “flerte da escritora com a poesia visual ou concreta”, que fica mais evidente no poema Ferrugem, sobre a política de segurança adotada nas grandes metrópoles.

Sobre a autora

Viviane Viana nasceu no Rio de Janeiro, em 1975. Morou em Madri, São Paulo, Brasília e Natal. Publicou o livro infantojuvenil Tirando de Letra (Matrix Editora), dedicado à causa autista, uma de suas bandeiras, e participou da antologia Travessia: literatura para atravessar o fascismo (Editora Libertinagem). Como jornalista, atuou nas redações dos jornais O Dia (RJ), Folha de S. Paulo, Tribuna do Norte (RN) e na agência de notícias EFE. Foi também coordenadora da TV Escola.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

15 horas ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

15 horas ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

15 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

15 horas ago

Variação do dólar afeta o orçamento familiar dos brasileiros

Não é preciso trabalhar diretamente com a moeda americana para ser afetado com o recente…

15 horas ago

Lojas Avenida promoveu 33 inaugurações de novas unidades em 2024

Pernambuco foi o estado com maior número de inaugurações neste ano, com 13 novas lojas.

15 horas ago