Se você é jornalista, imagino que tenha paixão pela profissão. Talvez até esteja um pouco descrente, mas não se vê fazendo outra coisa. Se a desilusão está ligada ao tão falado marketing digital, para onde estão migrando vários colegas, este meu artigo será um alento a você.
Para trabalhar na área digital, mesmo com marketing, você não vai rasgar seu diploma. Não deixará de ser jornalista. Ter essa visão é um enorme erro. E muitos chegam aos meus cursos com tal percepção. Até por uma questão de sobrevida da nossa profissão, precisamos nos despir de alguns preconceitos. E lembrar que, antes de jornalistas, somos comunicadores.
Hoje, inclusive, o mercado valoriza e cobiça profissionais com nossa habilidades. Você sabe o por que desta valorização? Porque o conteúdo é a grande ferramenta do digital. E quem melhor que nós, jornalistas, para produzir textos e vídeos, por exemplo?
Outro ponto a nosso favor é que o público não aguenta mais conteúdo raso, sem qualidade. Cada vez mais se faz necessário um conteúdo relevante, de atração, até para se destacar e ganhar autoridade num mercado altamente competitivo e com soluções, normalmente, “comoditizadas”.
Quando falamos em marketing de conteúdo, não nos limitamos ao foco mais comercial, de vendas. Obviamente que este tipo de material também é produzido em larga escala e é necessário.
Mas há também o conteúdo para educar, informar, agregar valor, prestar serviço. Imagino que você, jornalista, agora se identificou muito com isso. Sem conteúdo nessa linha, dificilmente uma marca consegue construir autoridade.
A boa notícia é que as empresas estão percebendo que só conteúdo comercial não basta. Não se pode apenas falar da marca em si. É preciso dizer o que é importante e, principalmente, o que as pessoas estão interessadas em ouvir.
Veja que definição precisa do Content Marketing Institute. “Marketing de conteúdo é uma técnica que cria e distribui conteúdo de valor, relevante e consistente, para atrair e engajar uma audiência claramente definida, com o objetivo de encaminhar o cliente a tomar alguma ação que gere lucro”.
Obviamente, para atuar com marketing digital, o jornalista precisa se capacitar. É necessário entender os conceitos de Marketing, aprender técnicas e descobrir ferramentas necessárias para o dia a dia. Assim, unindo sua bagagem no Jornalismo com conhecimentos nesta nova área, muitas portas tendem a se abrir.
Hoje o mercado valoriza os especialistas. Lute para se tornar um. Não se iluda achando que só porque você “mexe” no Facebook e no Instagram já está apto a gerenciar redes sociais. Assim, seu trabalho será apenas intuitivo, sem base. E com grandes chances de não gerar resultados.
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