Jornalista não rasga diploma ao atuar com marketing digital

“Para trabalhar na área digital, mesmo com marketing, você não vai rasgar seu diploma. Não deixará de ser jornalista. Ter essa visão é um enorme erro”. É o que afirma Almir Rizzatto, articulista-parceiro do Portal Comunique-se

Se você é jornalista, imagino que tenha paixão pela profissão. Talvez até esteja um pouco descrente, mas não se vê fazendo outra coisa. Se a desilusão está ligada ao tão falado marketing digital, para onde estão migrando vários colegas, este meu artigo será um alento a você.

Para trabalhar na área digital, mesmo com marketing, você não vai rasgar seu diploma. Não deixará de ser jornalista. Ter essa visão é um enorme erro. E muitos chegam aos meus cursos com tal percepção. Até por uma questão de sobrevida da nossa profissão, precisamos nos despir de alguns preconceitos. E lembrar que, antes de jornalistas, somos comunicadores.

Hoje, inclusive, o mercado valoriza e cobiça profissionais com nossa habilidades. Você sabe o por que desta valorização? Porque o conteúdo é a grande ferramenta do digital. E quem melhor que nós, jornalistas, para produzir textos e vídeos, por exemplo?

Outro ponto a nosso favor é que o público não aguenta mais conteúdo raso, sem qualidade. Cada vez mais se faz necessário um conteúdo relevante, de atração, até para se destacar e ganhar autoridade num mercado altamente competitivo e com soluções, normalmente, “comoditizadas”.

Jornalista, entenda o que envolve marketing de conteúdo

Quando falamos em marketing de conteúdo, não nos limitamos ao foco mais comercial, de vendas. Obviamente que este tipo de material também é produzido em larga escala e é necessário.

Mas há também o conteúdo para educar, informar, agregar valor, prestar serviço. Imagino que você, jornalista, agora se identificou muito com isso. Sem conteúdo nessa linha, dificilmente uma marca consegue construir autoridade.

A boa notícia é que as empresas estão percebendo que só conteúdo comercial não basta. Não se pode apenas falar da marca em si. É preciso dizer o que é importante e, principalmente, o que as pessoas estão interessadas em ouvir.

Veja que definição precisa do Content Marketing Institute. “Marketing de conteúdo é uma técnica que cria e distribui conteúdo de valor, relevante e consistente, para atrair e engajar uma audiência claramente definida, com o objetivo de encaminhar o cliente a tomar alguma ação que gere lucro”.

Jornalista só precisa incorporar novas habilidades

Obviamente, para atuar com marketing digital, o jornalista precisa se capacitar. É necessário entender os conceitos de Marketing, aprender técnicas e descobrir ferramentas necessárias para o dia a dia. Assim, unindo sua bagagem no Jornalismo com conhecimentos nesta nova área, muitas portas tendem a se abrir.

Hoje o mercado valoriza os especialistas. Lute para se tornar um. Não se iluda achando que só porque você “mexe” no Facebook e no Instagram já está apto a gerenciar redes sociais. Assim, seu trabalho será apenas intuitivo, sem base. E com grandes chances de não gerar resultados.

Capacite-se! Não há mais espaço para amadores.

Curso online de marketing digital para jornalistas. Inscreva-se!

Clique aqui ou na imagem para ter mais informações sobre o curso
Compartilhe
0
0
Almir Rizzatto

Jornalista, especialista em marketing digital, consultor, instrutor de cursos e fundador da Escola Digitalista e da agência RZT Comunicação.

Recent Posts

Consumo de livros deve aumentar em 2,5% até 2026 no Brasil

Mesmo com o avanço da era digital, o Brasil tem ganhado cada vez mais notoriedade…

13 horas ago

Seguro de responsabilidade civil tranquiliza advogados

O Seguro de Responsabilidade Profissional: tranquilidade para Advogados é uma maneira de proteger o profissional…

13 horas ago

Best Practice Day retorna ao Brasil em 18 e 19 de junho

Entregar produtos e serviços dentro do prazo, com alta qualidade e baixos custos é o…

14 horas ago

Bit Trainers é eleito melhor aplicativo de bem-estar

O aplicativo Bit Trainers, da empresa Bit Heath - que atua com produtos digitais no…

14 horas ago

Cuidados que devem ser tomados ao negociar precatório

Em 2024 foram direcionados mais de R$93 bilhões para o pagamento de precatórios pela União.…

14 horas ago

Integração com aplicativos modeniza cobranças digitais

No cenário dinâmico das relações comerciais em que a inadimplência é uma preocupação constante para…

14 horas ago