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Jornalista social media: um erro jamais deve ser cometido

jornalista social media - persona - almir rizzatto
(Imagem: Unsplash)

“Se você não conhece bem a persona do negócio, você vai produzir conteúdo de forma aleatória”, avisa Almir Rizzatto

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Em geral, o jornalista social media que começa a trabalhar de forma “intuitiva”, ou seja, sem a devida capacitação, acaba cometendo erros básicos. Isso acontece porque o profissional acredita que apenas o conhecimento como usuário de redes sociais é suficiente para atuar nesta área. Um grande engano!

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Inclusive eu tinha essa visão equivocada quando iniciei. Acreditei que poderia trabalhar como social media por ser jornalista, produtor de conteúdo e por usar as redes no dia a dia. Depois, ao longo do tempo, comecei a perceber que estava fazendo um trabalho puramente amador.

E um desses erros comuns é não saber para quem você vai produzir o conteúdo. Não estou me referindo ao contratante, seja a empresa na qual atua ou o cliente para o qual o serviço será prestado. Estou falando sobre o público do contratante, que vai consumir o conteúdo produzido pelo jornalista social media. É a tal da persona.

Se você não conhece bem a persona do negócio, você vai produzir conteúdo de forma aleatória, da sua cabeça, e muito provavelmente não terá resultados eficientes.

A persona tem peculiaridades e características que direcionam toda a produção de conteúdo — Almir Rizzatto

É essencial que o material tenha relevância e cause impacto no público. Isso funciona da mesma maneira quando produzimos conteúdos para um jornal ou algum veículo de comunicação, pois estamos falando com nossos leitores, telespectadores ou ouvintes.

Lembrando que público-alvo é diferente de persona — e muitos ainda confundem isso. O primeiro traz informações superficiais, como gênero, faixa etária e localidade. Já a persona tem peculiaridades e características que direcionam toda a produção de conteúdo.

Destrinchando a persona

Uma das informações mais importantes que precisamos levantar da persona diz respeito às “dores” que ela tem. Quais são seus problemas e suas dificuldades? Não sei se você percebe, mas quando compramos um produto ou serviço estamos resolvendo uma… “dor”.

Outro ponto importante é descobrir quais são suas necessidades, seus objetivos, seus sonhos… O que a persona almeja? Por exemplo, na Escola Digitalista, entendemos que nossos alunos buscam uma recolocação, uma primeira oportunidade para trabalhar com o digital ou montar sua própria agência, por exemplo.

Além disso, é ótimo descobrir eventuais objeções que impedem a persona de resolver aquele problema. Por que essas pessoas ainda não resolveram seus problemas? No caso do jornalista, pode ser porque ainda tem dificuldade com a tecnologia e com esta nova era da comunicação.

A definição da persona é o primeiro passo antes de você colocar a mão na massa 1 Almir Rizzatto

Em resumo: precisamos escutar o público para poder produzir um material assertivo. A consequência disso é um conteúdo com mais engajamento, mais envolvimento, com comentários, feedbacks e, naturalmente, uma maior venda de produtos e serviços.

É por isso que a definição da persona é o primeiro passo antes de você colocar a mão na massa. E, muitas vezes, quando vamos começar a prestar serviços, o próprio cliente não conhece a sua persona e isso é um grande erro para o seu negócio.

Talvez você esteja aí perguntando como descobrir essas informações da persona. Existem algumas maneiras muito fáceis, como a realização de levantamentos feitos em ferramentas como Google Forms e em caixas de perguntas nos Stories do Instagram. Você também pode participar de grupos de discussão e ver neles, de perto, o que a persona vem relatando.

O importante é ouvir o público e abrir um canal de comunicação. É dessa forma que você vai produzir conteúdo 100% alinhado às personas! Você mostra como resolver aquele problema, o caminho para alcançar aquele objetivo e quebra objeções.

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Almir Rizzatto

Jornalista, especialista em marketing digital, consultor, instrutor de cursos e fundador da Escola Digitalista e da agência RZT Comunicação.

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