Rony Ramos – Rádio AL de Santa Catarina
Eram exatamente nove horas da manhã deste sábado, 3, quando os sinos da Catedral Metropolitana de Florianópolis anunciavam a chegada do cortejo fúnebre com corpos dos cinco jornalistas do Grupo RBS mortos no acidente com o voo da Chapecoense, na madrugada da última terça-feira, próximo a Medellín, na Colômbia.
Os corpos de André Luiz Goulart Podiacki, Bruno Mauri da Silva, Djalma Araujo Neto, Giovane Klein Victória e Laion Machado de Espíndula foram conduzidos para o Brasil na noite de ontem, em um voo fretado, por volta das 22h no horário de Brasília. Depois de uma escala no Rio de Janeiro, chegaram a Florianópolis às sete da manhã.
O velório coletivo foi seguido de uma missa presidida pelo arcebispo da Capital, Dom Wilson Jönck, com a presença de familiares e dezenas de profissionais de imprensa da Grande Florianópolis.
O jornalista Alisson Francisco, da RBS TV, falou da tristeza pela perda dos colegas do trabalho. “A história deles está feita. Tive o privilégio de conviver com todos eles. Tenho certeza de que todos eles estavam felizes por participar desse momento tão importante para o futebol de Santa Catarina. Cabe a nós agora seguir todos esses exemplos deles”.
A cerimônia na Catedral de Florianópolis seguiu até o meio dia, quando os corpos foram encaminhados para velórios particulares das famílias em cemitérios da Capital, e de Palhoça. E também na Terra de Areia e em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Os sepultamentos dos jornalistas estão agendados para a tarde deste sábado e domingo.
O arcebispo Dom Wilson falou aos familiares e amigos das vítimas. “O momento é de tristeza e de dor. Mas nesses momentos aparecem coisas de dentro do ser humano e que não aparecem em outros momentos. O que há de mais importante e construtivo: solidariedade e união. Há alguma coisa que ultrapassa a dor e que podemos aprender”.
Entre abraços de conforto e lágrimas de despedida, o som das palmas de homenagens encheu a catedral de Florianópolis no adeus a cinco, dos 22 jornalistas mortos na tragédia da Chapecoense na Colômbia.
*Texto publicado originalmente no site agenciaal.alesc.sc.gov.br.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…