Opinião

Jornalistas se conhecem graças ao Comunique-se, criam programa de TV e comemoram um ano no ar

Os jornalistas Ziomar Santos e Eliane de Souza se conheceram em 2003, quando eram leitores do Portal Comunique-se. Na época, os dois utilizavam a ferramenta que era comum para os profissionais da área: o antigo chat do site que até hoje é o “ponto de encontro da comunicação”. A relação entre os dois se iniciou de maneira profissional, eles trocavam notícias, pautas e informações – como os outros usuários do veículo. Com o tempo, o contato foi deixando de ser apenas conversas entre colegas de profissão. Logo, a dupla se apaixonou, começou a namorar e, depois, formalizaram o casamento.

Depois do matrimônio que tem o Portal Comunique-se como “cupido”, Ziomar e Eliane voltaram a conversar sobre assuntos relativos ao jornalismo. Casados, os dois perceberam que tinham pontos em comum que poderiam ser explorados na imprensa, pois atuavam em áreas semelhantes. Além disso, somando as viagens de ambos, já tinham percorrido mais de 20 países. Daí, surgiu a ideia de terem o próprio programa na televisão. Assim, em maio de 2016, era transmitida a primeira edição do ‘Viaje Por Aí’.

Atualmente no ar pela VTV, afiliada do SBT na região de Campinas (SP) e em parte do litoral paulista, o ‘Viaje Por Aí’ teve a sua primeira temporada exibida pelo EcoTV, canal sediado em Santo André (SP). Em contato com a reportagem do Portal Comunique-se, Ziomar detalha que a experiência do casal como viajantes pelo mundo fez com que executivos da emissora apoiassem o projeto. “A proposta partiu da direção, como eu e minha esposa viajávamos bastante, aceitamos o desafio. Inclusive, tínhamos uma viagem pessoal marcada para Punta Cana [República Dominicana]. Fomos e aproveitamos para gravar o primeiro episódio da série”.

A experiência em falar de turismo na televisão agradou ao casal, que foi atrás de novas parcerias para manter a atração no ar. Esforço que deu certo, com a segunda temporada do ‘Viaje por Aí’ estreando no dia 4 de março, com várias modificações, inclusive na emissora responsável pela transmissão. Na VTV, os jornalistas contrataram uma produtora terceirizada para auxiliar nos conteúdos. Os investimentos, porém, não devem parar por aí. “Os próximos planos é investir mais nas redes sociais, manter uma relação mais próxima com o nosso público, realizando alguns sorteios e também focar na divulgação da nossa marca. O intuito é atingir a maior quantidade de pessoas”, adianta Ziomar sobre os planos para o futuro próximo do projeto que lidera ao lado de Eliane.

Pela afiliada do SBT, o programa comandado pelo casal atinge cerca de 60 cidades no interior e no litoral de São Paulo, abrangendo um público com mais de sete milhões de pessoas. Contudo, há o planejamento por parte dos idealizadores do ‘Viaje Por Aí’ de transformar o projeto em algo de nível nacional. Para atingir todo o território brasileiro, Ziomar e Eliane já negociam com duas emissoras que alcançam boa parte do país.

A propagação do conteúdo exibido pelo ‘Viaje Por Aí’ não se resume ao meio televisivo. A atração marca presença em outras plataformas, como canal no YouTube e fan page. Nas plataformas digitais, os jornalistas disponibilizam alguns episódios e retratam as experiências adquiridas em cada viagem.

Toda a produção e roteirização dos conteúdos são de responsabilidades dos dois jornalistas. São eles que decidem os destinos e os temas abordados em cada edição. Com isso, Ziomar acredita que possui grande independência em suas escolhas. Por isso, estão sempre em busca de novas parcerias para a manutenção do projeto. Projeto que, de certa forma, nasceu graças ao contato iniciado por meio do antigo chat do Portal Comunique-se.

*Com edição e supervisão de Anderson Scardoelli.

Compartilhe
0
0
Alison Moraes

Um jornalista fora da curva, apaixonado por marketing digital. Baixista nas horas vagas e um verdadeiro amante do jazz. Há 5 anos construindo histórias no Comunique-se: compartilhando e adquirindo conhecimento. Movido a desafios e fissurado por métricas. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas. Atualmente, é analista sênior e responsável pelas ações de marketing do Comunique-se 360.

Recent Posts

Dia Nacional da Caatinga ressalta a importância ecológica deste bioma

No dia 28 de abril celebra-se o Dia Nacional da Caatinga. A data foi escolhida…

5 minutos ago

Como Olímpia pretende atrair 6 milhões de visitantes em 2024

Nos últimos anos, a cidade de Olímpia, localizada a cerca de 500 quilômetros de São…

27 minutos ago

Laserfiche AI Document Summarization: Simplificando o Consumo de Conteúdo e Aumentando a Produtividade

LONG BEACH, Califórnia 30/4/2024 - Laserfiche, provedor líder de SaaS de gestão inteligente de conteúdo…

37 minutos ago

Problemas que afetam o desempenho da frenagem do veículo

Responsável por aumentar e distribuir a força exercida pelo pedal por meio do diferencial de…

41 minutos ago

Cresce o número de golpes com pagamentos instantâneos

Fraudes financeiras se tornaram mais frequentes, de acordo com levantamento; Especialista dá dicas de como…

44 minutos ago

Sensormatic aponta 5 tendências em tecnologia de varejo para o segundo semestre

A tecnologia está constantemente remodelando a dinâmica do varejo, e no centro dessa transformação encontra-se…

46 minutos ago