Justiça libera propaganda sobre reforma da Previdência

O desembargador Hilton Queiroz, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), derrubou no domingo, 3, a decisão liminar (provisória) que havia suspendido a veiculação da campanha publicitária do governo federal sobre a reforma da Previdência.

Para Queiroz, ao decidir suspender a propaganda da Previdência, a juíza federal Rosimayre Gonçalves de Carvalho praticou uma “grave violação à ordem pública”. O desembargador escreveu ainda que a liminar representava “explícita violação ao princípio constitucional da separação de Poderes”.

A suspensão da exibição das peças publicitárias foi solicitada a partir de uma ação protocolada pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), entre outras entidades.

Na decisão pela suspensão, proferida na semana passada, a juíza Rosimayre Gonçalves de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, entendeu que o conteúdo das peças publicitárias veicula desinformações.

“A notícia leva a população brasileira a acreditar que o verdadeiro motivo do déficit previdenciário é decorrência exclusiva do regime jurídico do funcionalismo público, sem observar quaisquer peculiaridades relativas aos serviços públicos e até mesmo às reformas realizadas anteriormente. Essa diretriz conduz a população ao engano de acreditar que apenas os servidores públicos serão atingidos pela mudança”, disse a juíza.

No dia seguinte à suspensão, a Advocacia-Geral da União recorreu ao TRF1. No pedido, a AGU argumentou ser dever da União “demonstrar à população a necessidade de mudança do sistema previdenciário diante da possibilidade concreta de ausência de recursos para fazer frente ao pagamento de aposentadorias”.

Trata-se da segunda vez em que uma decisão da Justiça Federal leva à interrupção da publicidade do governo sobre a reforma da Previdência. Em março, a juíza Marciane Bonzanini, da 1ª Vara Federal de Porto Alegre, também ordenou a suspensão das propagandas. A decisão acabou revertida pelo TRF4.

*Edição: Lidia Neves.

*Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil.

Compartilhe
0
0
Agência Brasil

Agência pública de notícias criada em 1989, logo após a incorporação da Empresa Brasileira de Notícias (EBN) pela extinta Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobras). Em 2007, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que incorporou a Radiobras, passou a integrar o sistema público de comunicação.

Recent Posts

As Cidades mais Ricas do Mundo em 2024

LONDRES, May 07, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Em termos de quantidade de milionários residentes com…

3 horas ago

As Cidades mais Ricas do Mundo em 2024

St Julians/ 7/5/2024 - LONDRES, May 07, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Em termos de quantidade…

3 horas ago

Mavenir e Amazon Web Services juntam-se para anunciar uma nova era de redes públicas telecomunicações baseadas em nuvem

Mavenir, a provedora de infraestrutura de rede nativa de nuvem construindo o futuro de redes,…

3 horas ago

Mavenir e Amazon Web Services juntam-se para anunciar uma nova era de redes públicas telecomunicações baseadas em nuvem

RICHARDSON, Texas 7/5/2024 - Mavenir, a provedora de infraestrutura de rede nativa de nuvem construindo…

3 horas ago

NetApp nomeia Dallas Olson, líder de Crescimento de Mercado e Operações de Receita, para o cargo de diretor comercial

A NetApp (NASDAQ: NTAP), a empresa de infraestrutura inteligente de dados, anunciou hoje Dallas Olson…

11 horas ago

Tecnológico de Monterrey lança chamada de palestrantes para a IFE Conference 2025

A IFE Conference2025, evento que reúne líderes em inovação educacional para compartilhar seus avanços e…

11 horas ago