São Paulo, SP 10/3/2021 – “O custo de um atendimento online pode cair pela metade de um realizado em consultório”, diz Renato Reátegui da Tuinda Care
O serviço de telemedicina acaba de ganhar uma importante ferramenta no Brasil: o TytoCare, um kit tecnológico portátil que permite a realização de exame físico em qualquer lugar, basta ter sinal de internet. Os resultados são arquivados em uma plataforma digital, onde o médico acessa e, após analisar os dados, chega a um diagnóstico, para então prescrever o tratamento, sem a necessidade de estar frente a frente com o paciente. A ferramenta possibilita também a realização de consulta virtual síncrona, onde o médico pode, inclusive, guiar o paciente nos exames. “O serviço proporciona precisão e rapidez no atendimento, evitando deslocamento até um hospital ou clínica. Em tempos de pandemia, esse benefício é ainda mais valioso, uma vez que o isolamento social é a atitude mais segura para evitar a contaminação da Covid-19”, afirma o CEO da Tuinda Care, startup distribuidora da TytoCare no Brasil, Renato Reátegui. Dois dos maiores e mais respeitados hospitais pediátricos do país – o Pequeno Príncipe em Curitiba e o Sabará em São Paulo – atuam como aceleradores da startup e já utilizam o TytoCare.
O kit tecnológico pode ser utilizado no atendimento de crianças e adultos, nas especialidades de pediatria, clínica geral, otorrinolaringologia, pneumologia, cardiologia e dermatologia, entre outras. É possível realizar exame de otoscopia (para avaliar as estruturas do ouvido, como o canal auditivo e o tímpano); analisar possível infecção da garganta, por meio de um depressor de língua; auscultar pulmão, coração e abdômen; medir a temperatura; e fazer imagens de lesões na pele com alta precisão e acurácia. “O aparelho possui inteligência embarcada que permite a captura fiel das imagens e sons. Todos os estudos clínicos realizados demonstraram a qualidade dos dados, imprescindível para o correto diagnóstico. Além disso, o investimento em alta tecnologia tornou o aparelho 100% amigável, uma vez que sua interface orienta o usuário na condução dos exames”, explica o gerente do núcleo de pesquisa clínica no Hospital Pequeno Príncipe, Fábio Motta, que está conduzindo o maior estudo clínico realizado com a tecnologia no mundo, contemplando 700 participantes. O objetivo é validar o dispositivo no Brasil, em especial na área pediátrica.
O produto é ideal para planos de saúde, hospitais, clínicas, secretarias de saúde, escolas, casas de repouso, e empresas (para uso em enfermarias). “É um recurso que torna os tratamentos mais baratos, com alto índice de acurácia e resolubilidade”, define Fábio Motta. Ele conta que, em diversos países do mundo, o TytoCare é fornecido pelos planos de saúde a seus pacientes, principalmente os doentes crônicos. Na pediatria, é um aliado importante, já que as infecções das vias áreas superiores são responsáveis por cerca de 60% das internações entre crianças. E 85% dos casos de atendimentos em prontos-socorros nessa faixa etária poderiam ser prevenidos. “E, no caso dos idosos, que muitas vezes têm mobilidade reduzida, permite um diagnóstico precoce, pois como a pessoa tem acesso fácil à consulta, acaba procurando um médico antes que o quadro se agrave, evitando internações”, exemplifica.
O kit tecnológico pode ser utilizado também em pacientes com doenças mais complexas, que necessitam de acompanhamento frequente. “Alguns pacientes considerados de alta complexidade utilizam os serviços de saúde com maior frequência e, portanto, a inclusão desta tecnologia no controle rotineiro de suas condições clínicas pode diminuir a necessidade de deslocamentos, permite a identificação precoce de possíveis complicações de sua doença ou tratamento, otimizando a utilização dos recursos da saúde e melhorando a experiência do paciente”, afirma o gerente Médico de Novos Negócios e Telemedicina do Sabará Hospital Infantil, Rogerio Carballo Afonso.
Nos Estados Unidos, um estudo realizado por uma grande empresa varejista de comércio eletrônico constatou uma economia significativa após implantar o TytoCare para os seus 125 mil empregados. “A experiência em outros países nos mostrou que em casos não emergenciais, o custo de um atendimento online pode cair pela metade de um realizado em consultório, ser até três vezes mais em conta do que uma consulta em serviço de emergência e 33 vezes menor do que a ida a um hospital”, finaliza o CEO da Tuinda Care.
Website: http://www.tuinda.com.br/