Com início na próxima sexta-feira, 4, e encerramento no dia 4 de março, o “I Ciclo de letramento midiático” promoverá discussões a respeito da compreensão e olhar crítico sobre os meios de comunicação. A série de lives é coordenada pela Prof. Dra. Eliara Santana e pelo Prof. Dr. Adail Sobral e promovida pelo Programa de pós-graduação em Letras da FURG. O evento é gratuito e realizado semanalmente, às sextas-feiras, das 14h às 17h.
O curso , transmitido pelo Canal de YouTube do PPGL ( PPGL FURG – YouTube ), contará com vários convidados, de várias áreas vinculadas com a temática do falseamento, das fake news e de suas ameaças à democracia. São eles: Anna Christina Bentes, Cláudia Wanderley, Cristina Serra, Patrícia Blanco , Roberto Medina e Sérgio Lüdke.
São objetivos do curso:
Trata-se de uma discussão ampliada sobre as bases teóricas do letramento midiático e, sobretudo, sobre as possibilidades de aplicação prática desse instrumental de análise. As estratégias de desvelamento das táticas de falseamento mostram-se essenciais para compreender o papel relevante da mídia – em especial a mídia corporativa – na sociedade brasileira. A estrutura midiática é definidora de processos políticos e sociais e impacta o próprio funcionamento das instituições democráticas. E para além do fenômeno das fake news, temos na verdade um bem estruturado sistema de desinformação que se manifesta a partir de várias vertentes na sociedade brasileira. Nesse sentido, especialmente no atual contexto do cenário nacional, a compreensão do arcabouço do letramento midiático é muito relevante.
As inscrições são feitas por meio de formulário online.
*Texto originalmente publicado no site da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Evento consagra Kleber Soares na categoria Melhor do Evento pelo domínio do estilo Colorido
Com foco em capacitação e inclusão escolar, professora cria projeto para apoiar educadores e famílias…
A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…
O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…
Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…
Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…