Levantamento traça perfil dos freelancers brasileiros

Jornalistas freelancers brasileiros e de Portugal estão convidados a responder, até 31 de maio, ao primeiro censo sobre a área. A pesquisa é conduzida pela Escola de Periodismo Portátil em parceria com o Orbital Mídia  e pretende traçar um panorama sobre o trabalho, motivações e expectativas para a profissão. A intenção é publicar e divulgar os resultados em meados de junho, colocando o trabalho freelance em debate.

Segundo a jornalista Adriana Garcia, cofundadora e diretora do Orbital Mídia, “a ideia [do censo] é primeiro entender quem são e o que querem os frilas. Depois, com os resultados em mãos, bolar estratégias para tentar fortalecer esse grupo, que só tende a aumentar com a diminuição do tamanho das redações”.

As perguntas incluem dados pessoais, como nome, idade e cidade de residência, e assuntos específicos, como o veículo onde o(a) profissional publica o trabalho, a área sobre a qual escreve, entre outras. As respostas são de múltipla escolha e podem ser preenchidas rapidamente.

O censo considera jornalistas freelancers aqueles que trabalham (ou já trabalharam) de forma independente, os contratados que prestam serviços freelancer a outros veículos, os colaboradores sem contrato e estudantes de jornalismo que estão fazendo seus primeiros trabalhos freelancer.

Além de responder ao censo, os participantes também podem anexar seus currículos no formulário. A Escola de Jornalismo Portátil e a Universidade de Stanford os reservarão e poderão entrar em contato para futuros projetos.

América Latina
Em março, a Escola de Periodismo Portátil realizou a pesquisa com 12.000 jornalistas freelancers que publicam em espanhol em meios latino-americanos, espanhóis e hispano-americanos. Os resultados foram apresentados em abril, no 10º Colóquio Ibero-Americano de Jornalismo Digital, em Austin, Texas.

Dentre os respondentes, 71% eram otimistas em relação ao futuro da indústria de mídia. A maioria era do México, seguido pela Argentina e Colômbia, e 40% deles tinha menos de 35 anos. O censo também revelou que 66% dos participantes trabalhavam com freelance por opção e mais da metade gostaria de empreender de forma mais estruturada.

O censo foi criado por Juan Pablo Meneses, fundador da Escola de Jornalismo Portátil e Knight Fellow da Universidade de Stanford. Criada em 2009, a escola é uma instituição on-line de escrita criativa e não ficção em espanhol, com alunos em mais de vinte países.

O Orbital Mídia é um projeto focado em acelerar a inovação, a criatividade e o empreendedorismo em jornalismo e em comunicação no Brasil, utilizando métodos de startups e design thinking.

Compartilhe
WhatsappWhatsappFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramLinkedinLinkedinTwitterTwitterPinterestPinterest
0
0
AddThis Website Tools
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

Avanços cirúrgicos modernizam tratamento da Doença de Crohn

Condição, classificada como Doença Inflamatória Intestinal (DII), não tem cura e pode exigir cirurgia em…

13 horas ago

Garantia locatícia evita problemas entre locador e inquilino

Especialista da ConfiaX explica que conhecer as opções disponíveis e avaliar os riscos e vantagens…

13 horas ago

Financeira do Santander marca presença no Festival Interlagos 2025

Financeira leva ao evento espaço de 600 metros quadrados com experiências imersivas, ofertas especiais e…

13 horas ago

The House of Suntory desembarca no Rio de Janeiro

Após o sucesso em São Paulo, a terceira edição do The House of Suntory Experience…

13 horas ago

Cetrel leva inteligência de dados ambientais à FITABES 2025

Com foco na transformação digital do saneamento, empresa apresentou soluções baseadas em IA, IoT e ciência de dados que otimizam o monitoramento…

13 horas ago

Treinador atua como facilitador de autoconhecimento em grupo

Em um cenário corporativo dinâmico, o treinador comportamental atua como facilitador de processos de autoconhecimento…

13 horas ago