“Capacidade de influenciar pessoas na realização de determinado objetivo”. O conceito de liderança é amplamente discutido no mundo corporativo da atualidade, mas onde se encaixam os profissionais de comunicação nesse debate? Qual perfil tem um líder? Qual sua importância? Como destacar-se no ambiente de trabalho?
Para responder estas e outras perguntas, o Comunique-se conversou com o professional coach Luiz Totti, especialista em liderança, com o coordenador executivo da ONG Unirr – União e Inclusão em Redes e Rádio, o jornalista Marcus Aurélio de Carvalho e com Rogério Maurício Pereira, editor-chefe do Super Notícia, de Minas Gerais, que fechou o ano passado com a maior circulação entre os jornais brasileiros.
“Liderança é treino. Não precisa estar em posição de chefia, basta apenas liderar”
Luiz Totti, professional coach formado em
administração de empresas e liderança global
São muitas as pessoas que se queixam da falta de oportunidade para poder demonstrar sua liderança na organização em que trabalham. Se você é uma delas, é hora de mudar o seu conceito: as oportunidades estão lá, aos milhares, e as empresas não te pedem para demonstrar sua liderança, apenas observam em suas atitudes diárias o seu potencial.
Alguns bons exemplos de como demonstrar sua liderança em seu ambiente de trabalho são a espontaneidade em assumir a responsabilidade sobre pequenos projetos, a disponibilidade para participar de grupos de inovação (e, claro, a participação efetiva) e a proatividade em criar novas alternativas para processos existentes. Reconheça e valorize o trabalho de todos e, principalmente, se exponha, permitindo que seja notado pela organização como uma pessoa positiva, comprometida, interessada em melhorar o resultado.
“O líder vitorioso é aquele que contribui para mudanças na sociedade”
Marcus Aurélio de Carvalho, jornalista coordenador da ONG Unirr
União e Inclusão em Redes e Rádio
A maioria dos brasileiros tem pedido um compromisso cada vez maior dos veículos de comunicação com a busca de qualidade de vida, democracia, justiça e o combate aos preconceitos. O líder vitorioso é aquele que não se limita à relação com a equipe, com a direção da empresa e com as pautas. Entende que se não contribui para mudanças na sociedade, não lidera. É, no máximo, um chefe corporativista. Chefe de equipe é uma coisa. Líder com foco na mudança é outra.
“Na Comunicação, é fundamental ouvir o outro”
Rogério Maurício, editor-chefe do Super Notícia,
jornal líder em circulação no Brasil
Na comunicação, é fundamental ouvir o outro. No caso dos veículos de massa, não dá para fazer nada apenas com base no “achismo”, é preciso ouvir o público. O líder tem que saber conduzir sua equipe harmoniosamente para o foco, que tem tudo a ver com os anseios do público-alvo. Isso só é possível com diálogo, compreensão das diferenças e união em torno do objetivo. É fundamental gostar do que se faz e ter um ambiente harmonioso de trabalho.
A principal “lição” é o relacionamento com os leitores. Quase todos os dias atendo leitores ao telefone e por e-mail. Aprendi muito com esse contato direto, principalmente, a respeitar as individualidades; nós, jornalistas, não somos donos da verdade. Ouvi casos de leitores que arrumaram emprego por meio do jornal; fizeram cursos; passaram a compreender mais o cotidiano pela leitura; e até pessoas que aprenderam a ler exatamente para poder acompanhar o Super.
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios
Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…
Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…
A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…
Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…
Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…