Categories: noticias-corporativas

Live discutirá como reinventar cidades no pós-pandemia

13/7/2020 –

Como reinventar as cidades no pós-pandemia. Essa é a questão chave da “live” com o tema “Cidades Sustentáveis” que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) promoverá na terça-feira, 14 de julho, em conjunto com outras seis entidades que congregam arquitetos e urbanistas do país. O debate online faz parte de ciclo de seis “lives” denominado “Novas Cidades 2021”. O objetivo é colher subsídios para a elaboração de “Carta aos Candidatos nas Eleições Municipais de 2020”.

O debate será realizado a partir das 18h30, com duração de uma hora e meia. A transmissão ocorrerá pelas plataformas digitais do CAU/BR (uma delas o Facebook) e pelo portal UOL (canal ECOA), que apoia a iniciativa. A jornalista Cristina Serra fará a mediação.

Participarão da “live” a deputada federal Angela Amin (PP/SC), ex-prefeita de Florianópolis; o arquiteto e urbanista José Júlio Ferreira Lima, professor da Universidade Federal do Pará; o administrador Philip C. Yang, fundador da URBEM, instituição dedicada à estruturação de projetos urbanos; e Carmen Silva Ferreira, líder do Movimento dos Sem-Teto do Centro (MSTC) de São Paulo.

Além do CAU/BR, promovem o ciclo o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), a FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), a ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), a AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), a ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagístas)
e a FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo), componentes do CEAU (Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas).

A Nova Agenda Urbana, lançada pela ONU na conferência Habitat III, em 2016, teve como principal inovação a proposta de se pensar a cidade em termos de território, como um espaço integrado e não como fruto de políticas setoriais independentes. A cidade deve ser lida como o espaço para a moradia, mas também da produção, da aquisição do conhecimento, do lazer, da convivência etc. Em meio à pandemia do novo Coronavírus, é fundamental relacionar esses temas com a saúde pública e discutir a salubridade das habitações, sobretudo das populações em situação de vulnerabilidade social, traçando estratégias para a garantia do direito à cidade.

O ciclo teve início dia 9 com o tema “Arquitetura e Saúde” e prosseguirá com
os seguintes temas:
= Dia 16/07: “Governança e Financiamento” (Cidades não se fazem de improviso. Como torná-las menos desiguais?);

= Dia 21/07:“Paisagem e Patrimônio” (Qualidade de vida nas cidades: paisagens e história);

= Dia 23/07: “Mobilidade e Inclusão” (Circulando pela cidade: novas dimensões da mobilidade urbana).

= Dia 28/07: Mesa Conclusiva, encaminhamento da elaboração da “Carta aos Candidatos”.

As “lives” do “Novas Cidades 2021” deverão ser direcionadas de tal forma a encaminhar propostas concretas aos candidatos aos poderes Executivo e Legislativo municipais, tendo caráter mais propositivo do que de diagnóstico. Os temas serão abordados com transversalidade por quatro debatedores, sendo um arquiteto e
urbanista, um especialista no tema específico da “live”, um representante comunitário e um debatedor com viés político. Para conhecer mais detalhes consulte: www.caubr.gov.br/cidades2021/

Website: http://www.caubr.gov.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Bitget está entre as 3 principais bolsas de criptomoedas para operação de futuros no relatório de novembro

VICTORIA, Seychelles, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, líder em bolsa de criptomoedas e…

23 horas ago

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

23 horas ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

23 horas ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

23 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

23 horas ago