Categories: Comunicação

Livro aborda o Outsourcing como ferramenta da gestão

Desde de 2017, quando o marco legal para a terceirização de atividades foi sancionado no Brasil, através da Lei nº 13.467 (Lei da Terceirização), o tema ganhou força no país, mesmo oitenta anos depois da Teoria da Firma, proposta pelo economista britânico Ronald Coase, em 1937. O autor emitiu a provocação aos empreendedores e gestores: “Fazer ou comprar?”, fomentando assim uma análise mais pragmática sobre a decisão de subcontratar determinada atividade ou produto versus produzi-la.

Dessa forma, seguindo esse panorama, Henrique de Castro Neves escreveu o livro “Fazer ou Comprar? como o Outsourcing pode melhorar os resultados financeiros de sua empresa”, publicado pela Editora Dialética, em março deste ano, onde propõe uma exploração acentuada ao que é outsourcing e seus desdobramentos e aplicabilidades. Com ampla base teórica na literatura nacional e estrangeira, o outsourcing é um termo comumente utilizado, mesmo no Brasil, por contemplar a terceirização de atividades ou processos, e não só pessoas.

Henrique de Castro Neves atua como empreendedor, consultor e professor, tendo também passagem como executivo, possui PhD em ciências econômicas aplicadas, onde trabalhou o tema com profundidade em sua tese de doutorado, aplicando a teoria da conversão dos gastos fixos em variáveis.

No livro são mapeados não só a Teoria de Coase e suas repercussões, mas também questões estrategicamente sinérgicas, tais como contabilidade e finanças corporativas, passando pelo Código Tributário Nacional, além de apresentar os pontos fortes e fracos da subcontratação, como exemplos de sucesso e fracasso na terceirização, evidenciando os acertos e prevenindo possíveis erros, finalizando a obra com exemplos de aplicação do outsourcing através de estudos de casos realizados pelo autor.

Para o autor, inúmeras variáveis tornam o planejamento para adoção do outsourcing uma opção que pode ser considerada pelas organizações. “Por exemplo, para empresas tributadas no Lucro Real os ganhos podem ser ainda maiores, pois existe a previsão legal de aproveitamento de crédito tributários estaduais e federais dos gastos ligados a atividades operacionais, incluindo terceirização ou locação”, explica Henrique.

O livro está disponível nas versões física e digital (eBook), e pode ser encontrado em marketplaces e livrarias, ou diretamente do site da Editora Dialética.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

LTIMindtree lança a solução “AI-Smart Underwriter” com tecnologia da ServiceNow

Plataforma vem revolucionar o processo de subscrição, possibilitando o crescimento lucrativo das seguradoras

18 horas ago

Facetas dentárias possibilitam um sorriso mais alinhado

Feitas em materiais como cerâmica e resina, elas corrigem imperfeições e proporcionam resultados naturais.

18 horas ago

Setor mineral melhora resultados no 3º trimestre

Saldo positivo da exportação de minérios equivaleu a 50% do saldo total da balança comercial…

18 horas ago

Pafil Empreendimentos celebrou 23 anos e é parceira em projeto de Augusto Cury

Incorporadora de Ribeirão Preto é parceira exclusiva em projeto de desenvolvimento emocional e socioeducativo direcionado…

18 horas ago

Câncer de mama vem atingindo mulheres mais jovens

Ao acessar o site juntossomosmaisfortes.org.br é possível esclarecer dúvidas e trazer dados atualizados sobre o…

18 horas ago

ETALENT marca presença no ExpoJud 2024 com diversas atrações

Empresa destaca o papel do autoconhecimento e a transformação digital da justiça: tudo começa com…

18 horas ago