Categories: Comunicação

Livro expõe lado “tóxico” do empreendedorismo a partir de relatos e casos reais

Com o objetivo de suscitar uma visão mais realista do ato de empreender, Ian Castro lança o livro “Como ser mais que um Empreendedor Medíocre: um guia (cínico) de sobrevivência ao empreendedorismo tóxico”. Baseado em situações e diálogos reais protagonizados pelo autor, a obra traça o perfil de diferentes tipos de empreendedores e oferece orientações para estabelecer boas relações comerciais com eles.

Em 2022, aproximadamente 2,7 milhões de empresas foram abertas, de acordo com o Painel Mapa de Empresas, publicado no portal Gov.br. Diante deste cenário, o autor se mostra preocupado com o preparo destes novos empreendedores para lidar com situações impostas pelo mercado – que, segundo ele, nem sempre são favoráveis.

“Uma vez que, hoje em dia, se discute absolutamente tudo e mais um pouco sobre empreendedorismo, da busca por sentido até a quantidade de ‘dígitos’ que seu negócio pode fazer em cinco dias, achei que alguém deveria expor e discutir também a mediocridade no empreendedorismo – sem grandes expectativas”, desabafa Castro.

A partir de casos vivenciados por ele, o autor define o que chama de “Empreendedores Medíocres” e os tipifica a partir de um sistema de classificação original, relatando: exemplos práticos de suas atitudes, orientações como identificá-los e dicas para o leitor lidar com eles. De acordo com o autor, a obra visa reduzir “reuniões improdutivas, incontáveis horas de ligações desnecessárias e muitas horas de trabalho menosprezadas”.

Castro ainda destaca que, em função da desinformação sobre empreendedorismo, sua própria trajetória profissional foi repleta de erros evitáveis. Por isso, ele não tem a “pretensão de se mostrar melhor que outros empreendedores, mas a intenção de prover ferramentas para que eles possam selecionar melhor as pessoas com as quais iniciam uma relação comercial e, principalmente, conduzir essas relações de forma mais saudável.”

Ainda segundo o autor, o livro deve ser tratado “não apenas como um manual de instruções, mas também como um guia de sobrevivência”, sua função é estimular o empreendedor brasileiro e contribuir para que o número de empresas extintas em 2023 seja menor que as 137.250 auferidas pelo Painel Mapa de Empresas em 2022.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Especialistas do HSBC compartilham estratégias para gerenciar arte como ativo alternativo

HSBC Private Banking organiza o evento “Artfully Investing: An Art Market Update and Private Planning…

1 dia ago

Zadara anuncia patrocínio oficial à BRB Stock Car

Com o objetivo de ampliar atuação no automobilismo brasileiro, plataforma da empresa é responsável por…

1 dia ago

DIVIA Marketing Digital participa da Gramado Summit 2025

A DIVIA Marketing Digital, agência certificada como Google Partner Premier, esteve presente na 8ª edição…

1 dia ago

Soldiers Nutrition é finalista do Prêmio Reclame AQUI 2025

Indicação reconhece excelência no atendimento ao consumidor e reputação da marca

1 dia ago

São João em Portugal se destaca como experiência autêntica

O São João, celebrado em junho no Porto e em Braga, atrai turistas latino-americanos em…

1 dia ago