14/10/2020 –
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró Livros, mostra que o país perdeu, nos últimos 4 anos, cerca de 4,6 milhões de leitores ativos, com a queda mais sensível apontada entre os leitores da faixa dos 14 aos 24 anos. Segundo a pesquisa, apenas 52% da população brasileira pode ser considerada leitora. Os inúmeros recursos tecnológicos e a exposição às telas que já fazem parte da rotina de adultos, crianças e adolescentes, podem estar entre as razões para essa queda. Um dos caminhos para evitar que isso aconteça é unir a tecnologia ao hábito da leitura. Uma parceria do Sistema Positivo de Ensino com a Árvore Livros, plataforma de leitura digital, mostra que a oferta de livros digitais pode sim ser uma boa estratégia.
Por meio da parceria, 500 livros digitais foram disponibilizados gratuitamente para 480 mil alunos e 44 mil professores de todo o país. Em pouco mais de um mês, foram registrados mais de 66 mil acessos à plataforma com quase 80 mil livros lidos. De acordo com a gerente pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Cleia Farinhas, os números comprovam a importância de oferecer as opções de leitura nas plataformas digitais, nas quais os jovens estão mais familiarizados. “Nossas crianças e jovens precisam ler muito. A leitura é uma macrocompetência. É por meio dela que os alunos desenvolvem funções executivas para a aquisição da linguagem e escrita. Aquele que lê muito, fala bem, escreve bem e adquire bagagem que lhe permite ter senso crítico e boa capacidade de argumentação”, afirma Cleia.
A parceria oferece acesso aos livros digitais para ler onde e quando quiser, além de outros recursos disponíveis na plataforma, como ferramenta de indicações, trilhas de leitura, relatórios que acompanham o progresso dos alunos e concursos literários. As obras são catalogadas na plataforma de acordo com o ano escolar do aluno, permitindo que cada um acesse somente os títulos destinados à sua faixa etária. Um dos recursos da plataforma, a gameficação, ajuda a conquistar os alunos, tornando a prática da leitura ainda mais divertida para crianças e adolescentes.
De acordo com a professora de Literatura, Língua Portuguesa e Redação da Escola Maria Antonieta Cortes, em Além Paraíba (MG), Débora Montes da Cruz Carvalho, o uso da plataforma durante as aulas tem atraído a atenção dos alunos. “Eles abraçaram a proposta de uma forma impressionante e eu acredito que o fato de ser digital ajudou muito, porque estamos falando de uma geração que já é bastante tecnológica. A estratégia de gameficação tem ajudado demais porque incentiva a criança e o adolescente a ler a partir de um universo que já é familiar para eles, que é o dos jogos de videogame ou aplicativos”, comemora Débora. A professora observa que com a plataforma muitos alunos que antes não liam com frequência estão se tornando leitores mais assíduos.
Para estimular os filhos em casa
Cleia ressalta que, para ser agradável e se transformar em um hábito, a leitura deve ser prazerosa. Para isso, o ideal é que o próprio leitor escolha os títulos que querem ler. “Geralmente, os gostos se assemelham bastante de acordo com a idade do leitor”, afirma. Para ajudar os pais que desejam incentivar a leitura dos filhos em casa, listamos abaixo os títulos mais baixados por faixa etária:
4 a 5 anos
Bichos do jardim (Roseli Tuan)
O nariz do vovô (Eva Santana Bigas)
Era uma vez, uns três (Telma Guimarães)
Eu vou! (Isa Mara Lando)
Muito prazer, bebê! (Ziraldo)
6 a 10 anos
Coisa de menina (Pri Ferrari)
Era uma vez, uns três (Telma Guimarães)
A árvore generosa (Shel Silverstein)
Chá de sumiço e outros poemas assombrados (André Ricardo Aguiar)
A grande fábrica de palavras (Agnès de Lestrade)
11 a 14 anos
O diário de Anne Frank em quadrinhos (Anne Frank)
Sulwe (Lupita Nyong’o)
Diário de uma garota nada popular – vol. 1 (Rachel Renée Russell)
Os detetives do prédio azul (Flávia Lins e Silva)
O pequeno príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)
15 a 18 anos
O diário de anne frank em quadrinhos (Anne Frank)
Orgulho e preconceito (Jane Austen)
O auto da barca do inferno (Gil Vicente)
O mundo de dentro (Bruna Vieira)
A cartomante (Machado de Assis)
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.
Website: https://sistemapositivo.com.br/