Notinhas

Livros: “guru do negacionismo”, crime como pauta e obra sobre escravidão

Jornalistas estão ajudando a movimentar o mercado editorial do país. Entre lançamentos e aviso de conclusão ou início de produção de obra, ao menos cinco comunicadores protagonizam trabalhos que acabaram de ganhar — ou irão ganhar — espaço entre o público leitor. Há obras de autoria de Pedro Zambarda (sobre o “guru do negacionismo”), Nicolle Timm, Laurentino Gomes, Thiago Gomide e Jamil Chade.

Leia mais:

Pedro Zambarda conta a história do “guru do negacionismo”

Em parceria com Heloísa de Carvalho, Pedro Zambarda, repórter do site Diário do Centro do Mundo, escreveu O Guru do Negacionismo. Previsto para ser lançado oficialmente em maio, o livro se propõe a contar a influência do escritor Olavo de Carvalho, falecido no início do ano, no governo do presidente Jair Bolsonaro, sobretudo em questões ligadas ao combate — ou ausência de — à pandemia. No site da livraria Martins Fontes, o livro já pode ser comprado.

“Inicialmente, o projeto seria sobre os anos de Olavo no governo Bolsonaro, sua influência entre os bolsonaristas e a desgraça que o Brasil se jogou. Com a pandemia do novo coronavírus e a morte de Olavo de Carvalho, um negacionista, os temas do livro mudaram”, revelou Zambarda em publicação feita nas redes sociais.

Jornalista e advogado abordam o “crime como pauta”

O crime como pauta: do contributo do jornalismo investigativo-policial à criminologia. Esse é o título do livro também escrito por uma dupla: a jornalista Nicolle Timm, atualmente na Band Rio, e o advogado e professor universitário Ney Fayet Jr. Como um crime se torna pauta na imprensa e, por outro lado, como a apuração jornalística pode ajudar — ou atrapalhar — as investigações são os pontos abordados pelos autores. O assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, o homicídio cometido por Elize Matsunaga e o caso Escola Base são algumas das histórias destacadas no livro que pode ser adquirido via WhatsApp: 51-999-487-995.

Laurentino Gomes termina de escrever mais um livro

Autor de 1808, 1822 e 1889, Laurentino Gomes finalizou a escrita de mais um título sobre os tempos do Brasil escravocrata. “Acabo de colocar o ponto final no último capítulo de Escravidão volume III. Muito feliz por ter concluído tão importante e desafiadora jornada. Será lançado na Bienal de São Paulo, na primeira semana de julho. Espero que gostem do resultado. Obrigado pela companhia até aqui”, avisou o jornalista e escritor em postagem nas redes sociais. A expectativa é que, após o lançamento oficial, o livro esteja disponível para aquisição no site da Globo Livros.

Rádio Roquette-Pinto será tema de livro

O diretor-presidente da Rádio Roquette-Pinto, Thiago Gomide, confirmou que a história da emissora de 88 anos deixará o dial para ganhar corpo no mercado editorial. Para a obra, que deverá ser lançada gratuitamente em setembro, mês que marcará o centenário da mídia radiofônica no país, Gomide não estará sozinho. “O escolhido para narrar as epopeias da Rádio Roquette-Pinto é um craque, um dos mais conceituados biógrafos do Brasil. Denilson Monteiro contou a vida de Cartola, Chacrinha, Ronaldo Bôscoli”, adiantou.

Jamil Chade vem ao Brasil para lançamento

Jornalista que há anos mora e trabalha na Europa, sendo atualmente correspondente internacional do UOL, do MyNews e do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Jamil Chade estará no Brasil para o lançamento de seu sétimo livro. Luto: reflexões sobre a reinvenção do futuro será apresentado ao público em evento programado para ter início às 9h30 de 1º de abril (uma sexta-feira), no campus da FAAP, em São Paulo. Para participar do encontro é necessário se inscrever previamente no site da instituição de ensino.

Leia também: Livro aborda o papel da imprensa na Independência do Brasil

E mais: Jornalista com autismo lança livro sobre neurodiversidade

E ainda: Em livro, Marcio Campos conta a história da beata Nhá Chica

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas, que…

1 dia ago

Global X lança terceira edição do relatório anual de investimentos temáticos

Lançado este ano, pela Global X ETFs, gestora de ETFs sediada em Nova York, o…

1 dia ago

Contratação de frete marítimo no agronegócio registra crescimento desde 2023

As projeções são positivas já que segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária afirma…

1 dia ago

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

HOUSTON (EUA) 3/5/2024 - A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador,…

1 dia ago

IA e ML estão impactando a segurança cibernética financeira

Em matéria recente para a Global Banking & Finance Review, Seshagirirao Lekkala - engenheiro na…

1 dia ago

Relatório aponta dados sobre uso de tabaco no mundo

Segundo os dados apresentados pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao uso…

1 dia ago