Mauri König reúne grandes reportagens em livro
Os melhores trabalhos de reportagem do jornalista Mauri König estão reunidos no livro Nos bastidores do mundo invisível, lançado pelo comunicador no último mês. A obra conta com 18 matérias publicadas em grandes veículos de comunicação do país, no período de 2000 a 2016.
O livro chega ao leitor dividido em seis capítulos temáticos, com a íntegra das reportagens, data da publicação e premiações. Além disso, König apresenta em cada matérias o tópico “a história da história”, com os bastidores da produção, planejamento, desafios, negociações de detalhes do trabalho.
Para König, a coletânea representa a crença em um jornalismo comprometido com o interesse público, com a ética profissional e com o futuro do Brasil. Formado em jornalismo pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), o profissional da imprensa tem passagem po Folha de Londrina, O Estado do Paraná, Gazeta Mercantil e O Estado de S. Paulo. Atualmente é repórter especial da Gazeta do Povo.
Livro da Editora Record, Última Hora vence Prêmio Sesc
A obra do escritor José Almeida Júnior, Última Hora, venceu o Prêmio Sesc de Literatura em 2017. Publicado pela Editora Record, o romance reconstrói um dos períodos mais importantes da história do país e relata a batalha na imprensa nacional com a história de Carlos Lacerda, da Tribuna da Imprensa, e Samuel Wainer, do jornal Última Hora. A trama envolve histórias de tortura, militância, delação, justiçamento e um combate conservador à corrupção.
De acordo com a editora, o romance de Almeida Júnior guarda muitas relações com a história do país. “Quando recebi a ligação de Henrique Rodrigues, organizador do Prêmio Sesc, fiquei surpreso. Pela relevância do prêmio, achava algo inatingível. Depois que digeri a notícia, percebi que o prêmio Sesc era maior do que eu imaginava”, disse o autor em entrevista ao blog da editora.