A logística internacional está se posicionando como uma área de investimento estratégico para 2024, impulsionada por um cenário global cada vez mais interconectado e a necessidade de cadeias de suprimentos mais resilientes e eficientes. De acordo com a Sobel Networking Shipping Co.,INC., projeções recentes do mercado de logística global indicam que o setor pode atingir US$16,79 trilhões até o ano de 2032.
Dados da Solicista, projetam tendências para a logística internacional deste ano, com destaque para a revolução da inteligência artificial, meios de transporte cada vez mais sustentáveis como o aumento crescente dos veículos elétricos, blockchain e rastreabilidade, e a era da omnicanalidade e experiência do cliente com a logística multimodal.
Segundo a Agência IBGE Notícias, através da divulgação de dados, desde 2022 84% das indústrias de médio a grande porte utilizam tecnologia digital avançada. Ainda segundo essa pesquisa, o benefício mais apontado no uso de tecnologia digital avançada foi a maior flexibilidade em processos administrativos, produtivos e organizacionais (89,8%), seguido pelo aumento da eficiência (87,6%).
A TI Inside Online ressalta que a transformação digital e a adoção de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT), são fundamentais para modernizar e otimizar operações logísticas internacionais. Estas tecnologias permitem melhor rastreamento de mercadorias, otimização de rotas e maior transparência em toda a cadeia de suprimentos, resultando em reduções significativas de custos e aumento da eficiência.
Além disso, o Banco Mundial aponta que o aprimoramento da infraestrutura logística é crucial para fomentar o comércio internacional e a competitividade dos países. Investimentos em portos, aeroportos, ferrovias e rodovias são essenciais para garantir o fluxo contínuo de mercadorias e reduzir os tempos de trânsito. Países que investem em infraestrutura logística robusta tendem a ter uma maior participação no comércio global e atraem mais investimentos estrangeiros.
Tema o qual será destaque da Logistique 2024, feira do setor logístico que acontecerá em julho de 2024 em Balneário Camboriú, SC. O evento reunirá líderes do setor, especialistas e empresas para discutir as tendências, desafios e oportunidades na logística internacional, proporcionando uma plataforma para a troca de conhecimentos e a apresentação de inovações tecnológicas. Para a C-Freight a feira é uma oportunidade de troca de experiências, networking e discussões que impulsionem negócios e tragam prosperidade para o setor, através da iniciativa privada e pública.
Para Fernanda Velloso e Rafael da Silveira Soldi, sócios da C-Freight, empresa que atua com logística internacional, o destaque para o mercado internacional e as tendências são necessários nesse momento de retomada da economia global. Segundo Fernanda, “abordar o assunto e trazer soluções que tragam resultados, como o avanço da tecnologia e o olhar para outros modais, bem como, a atenção às questões ambientais é o que enriquece a temática ainda mais.”
Rafael destaca que é necessário a capacidade de atender às demandas do comércio internacional de forma eficiente e sustentável. “investir em logística internacional não é apenas uma necessidade para a competitividade das empresas, mas também uma oportunidade de promover o desenvolvimento econômico sustentável”, afirma.
A Blackmoor Investment Partners (“Blackmoor”), uma investidora de capital de longo prazo e proprietária ativa…
Os novos kits requerem baixa quantidade de amostra e oferecem mais flexibilidade e desempenho para…
A Güntner, líder global em tecnologia de refrigeração e troca de calor, dá hoje as…
A Digital Cooperation Organization( DCO) concluiu sua participação na Cúpula do Futuro da ONU antes…
Michael Toh traz mais de 20 anos de liderança e experiência relevante no setor para…
Hoje, a Crayon anunciou que irá trabalhar com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa…