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Loja virtual para pequenos negócios: 5 dicas para montar a sua

Loja Virtual para pequenos negócios - 5 dicas para montar a sua
(Imagem: Pixabay)

Você ainda não possui um e-commerce? Então você está deixando dinheiro na mesa!

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Se você está começando ou já possui um pequeno empreendimento e quer aprender como abrir uma loja virtual é preciso saber que há alguns procedimentos básicos que precisa saber para não ter problemas no futuro.

Você ainda não possui um e-commerce? Então você está deixando dinheiro na mesa!

Saiba que 88% dos brasileiros compram online e por não ter um negócio online, você está perdendo uma grande fatia do mercado. Em 2020 o mercado de vendas online movimentou aproximadamente R$428 milhões, porém no primeiro semestre de 2021 esse número aumentou para R$1 bilhão.

Se você tivesse uma loja virtual, uma fatia deste faturamento poderia estar no caixa da sua empresa.

Se você reconhece a importância de ter um negócio virtual neste momento, para lhe ajudar nesta jornada, dividimos este artigo nos seguintes tópicos:

  1. Encontre um bom construtor de loja virtual
  2. Obtenha um nome de domínio para sua loja
  3. Escolha um bom tema para a sua loja virtual
  4. Foque na experiência do usuário
  5. Faça uma boa pesquisa de mercado

1. Encontre um bom construtor de loja virtual

Ao escolher um bom construtor de sites, você irá ganhar mais tempo já que este tipo de ferramenta agiliza o processo, permitindo que até mesmo comerciantes sem experiência consigam construir uma loja virtual completa, com todos os recursos necessários para realizar vendas e gerenciar os pedidos.

No mercado a milhares de construtores, alguns trabalham em conjunto com outras plataformas, outros já possuem a sua própria hospedagem, o que pode facilitar o processo e reduzir os custos.

Você pode optar por construtores mais populares no mercado, como é o caso do Wix, onde você pode construir a sua loja virtual em poucos minutos. Toda a construção é feita pelo modelo Drag & Drop (Arrastar e Soltar) e caso tenha qualquer dúvida, é possível utilizar o suporte pelo chat.

Já para plataformas como o WordPress, é necessário ter conhecimentos mais avançados, exigindo a contratação de um profissional experiente para poder realizar todas as implementações, o que irá deixar o custo ainda mais caro. E caso você tenha dúvidas, terá que recorrer a fóruns especializados, onde você pode levar dias para obter uma resposta para as suas dúvidas, o que irá inviabilizar o seu processo de vendas.

2. Obtenha um nome de domínio para sua loja

É importante que você registre a sua marca, mas enquanto isso não acontece, compre o domínio com o nome exato, tanto em português .com.br quanto .com, pois isso impede que seus concorrentes utilizem o nome d a sua marca para atrair novos compradores.

Após registrar o seu domínio, lembre-se de renová-lo anualmente dentro da plataforma que você comprou. Se você esquecer, sua loja virtual ficará fora do ar e você pode correr o risco de outra pessoa adquirir o domínio.

3. Escolha um bom tema para a sua loja virtual

O layout da sua página é fundamental para o sucesso das suas vendas. Um tema com muitos elementos, causando uma certa poluição visual, pode desmotivar os compradores a permanecerem na sua loja, impactando negativamente nas suas vendas.

Lembre-se que é importante que sua loja virtual carregue rapidamente, pois além de interferir no seu posicionamento nas buscas do Google, um site lento faz com que as pessoas não permaneçam e consequentemente irão comprar com os concorrentes.

Alguns construtores de sites já possuem modelos pré-definidos que você pode escolher para ganhar tempo na criação da sua loja virtual.

Uma loja virtual de roupas deve ter imagens de modelos com as peças, utilizar o recurso de slides de apresentação, permite que várias peças sejam apresentadas automaticamente aos usuários, o que chama a atenção para que eles conheçam as coleções.

Escolha cores que façam referência a sua marca, escolha fundos claros e fontes acima de 14px, assim ficará mais fácil para os usuários lerem as informações e a navegação será mais agradável.

4. Foque na experiência do usuário

Há alguns anos o tema UX (User Experience) vêm ganhando destaque entre os profissionais de web design, em especial os gestores de e-commerce. Esta é uma área dentro do design que estuda como os elementos afetam a experiência do usuário quando em contato com o seu aplicativo ou site.

Alguns elementos que você deve se atentar para melhorar a experiência do usuário na sua loja virtual:

  • paleta de cores;
  • resolução das imagens;
  • tamanho da fonte do texto;
  • recursos de acessibilidade;
  • campo de busca.

Algumas coisas podem parecer básicas para você, mas é comum achar lojas virtuais com um campo de busca que não é eficiente, e isso significa um campo que não retorna produtos que contenham os elementos que você selecionou no filtro.

Este tipo de comportamento frustra o usuário e pode fazer com que ele não compre na sua loja.
Lembre-se de colocar funcionalidades que tornam o seu e-commerce acessível para pessoas com deficiência. Por exemplo, a possibilidade de aumentar a fonte acima do padrão, assim pessoas com baixa visibilidade terão uma experiência melhor enquanto navegam pelo seu site.

5. Faça uma boa pesquisa de mercado

Começar um novo empreendimento não é uma tarefa fácil, porém fazer isso sem nenhum tipo de planejamento pode transformar o seu sonho em um pesadelo.

Quando você planeja abrir uma loja virtual, é preciso buscar bons fornecedores, avaliar os preços da concorrência, analisar os custos para começar a atuar no mercado e avaliar os seus concorrentes.

Aliás é de grande importância que você conheça sobre a logística para comércio eletrônico, assim você não terá problemas com o estoque e com as entregas.

Lembre-se que as suas decisões devem ser tomadas com base nos dados, por isso procure por pesquisas de mercados e as utilize ao seu favor.

Um pequeno negócio online pode atingir grandes públicos

Após todas essas dicas você pode estar se perguntando como irá competir com grandes empresas do setor, certo

Bom, no início é preciso focar em mercados menores, tente atingir públicos mais segmentados, seja definindo uma região ou um público específico, para depois poder escalar o seu negócio.

Se você vender milhões de peças e não tiver estoque para suprir essa demanda, seus clientes podem ter uma experiência negativa, o que pode acabar tendo um pequeno impacto na sua marca.

Então faça testes, utilize as redes sociais para fazer anúncios segmentados para o seu público, e conforme aumenta o fluxo de caixa, você pode começar a escalar às suas vendas e aumentar a sua receita.

Gostou deste artigo? Acha que ele pode ser útil para outros empreendedores iguais a você? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais, grupos do WhatsApp e outras plataformas que possam atingir mais pessoas.

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Por William Mendes. Mercadólogo, consultor de marketing no LogosBR.

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