Se você está começando ou já possui um pequeno empreendimento e quer aprender como abrir uma loja virtual é preciso saber que há alguns procedimentos básicos que precisa saber para não ter problemas no futuro.
Você ainda não possui um e-commerce? Então você está deixando dinheiro na mesa!
Saiba que 88% dos brasileiros compram online e por não ter um negócio online, você está perdendo uma grande fatia do mercado. Em 2020 o mercado de vendas online movimentou aproximadamente R$428 milhões, porém no primeiro semestre de 2021 esse número aumentou para R$1 bilhão.
Se você tivesse uma loja virtual, uma fatia deste faturamento poderia estar no caixa da sua empresa.
Se você reconhece a importância de ter um negócio virtual neste momento, para lhe ajudar nesta jornada, dividimos este artigo nos seguintes tópicos:
Ao escolher um bom construtor de sites, você irá ganhar mais tempo já que este tipo de ferramenta agiliza o processo, permitindo que até mesmo comerciantes sem experiência consigam construir uma loja virtual completa, com todos os recursos necessários para realizar vendas e gerenciar os pedidos.
No mercado a milhares de construtores, alguns trabalham em conjunto com outras plataformas, outros já possuem a sua própria hospedagem, o que pode facilitar o processo e reduzir os custos.
Você pode optar por construtores mais populares no mercado, como é o caso do Wix, onde você pode construir a sua loja virtual em poucos minutos. Toda a construção é feita pelo modelo Drag & Drop (Arrastar e Soltar) e caso tenha qualquer dúvida, é possível utilizar o suporte pelo chat.
Já para plataformas como o WordPress, é necessário ter conhecimentos mais avançados, exigindo a contratação de um profissional experiente para poder realizar todas as implementações, o que irá deixar o custo ainda mais caro. E caso você tenha dúvidas, terá que recorrer a fóruns especializados, onde você pode levar dias para obter uma resposta para as suas dúvidas, o que irá inviabilizar o seu processo de vendas.
É importante que você registre a sua marca, mas enquanto isso não acontece, compre o domínio com o nome exato, tanto em português .com.br quanto .com, pois isso impede que seus concorrentes utilizem o nome d a sua marca para atrair novos compradores.
Após registrar o seu domínio, lembre-se de renová-lo anualmente dentro da plataforma que você comprou. Se você esquecer, sua loja virtual ficará fora do ar e você pode correr o risco de outra pessoa adquirir o domínio.
O layout da sua página é fundamental para o sucesso das suas vendas. Um tema com muitos elementos, causando uma certa poluição visual, pode desmotivar os compradores a permanecerem na sua loja, impactando negativamente nas suas vendas.
Lembre-se que é importante que sua loja virtual carregue rapidamente, pois além de interferir no seu posicionamento nas buscas do Google, um site lento faz com que as pessoas não permaneçam e consequentemente irão comprar com os concorrentes.
Alguns construtores de sites já possuem modelos pré-definidos que você pode escolher para ganhar tempo na criação da sua loja virtual.
Uma loja virtual de roupas deve ter imagens de modelos com as peças, utilizar o recurso de slides de apresentação, permite que várias peças sejam apresentadas automaticamente aos usuários, o que chama a atenção para que eles conheçam as coleções.
Escolha cores que façam referência a sua marca, escolha fundos claros e fontes acima de 14px, assim ficará mais fácil para os usuários lerem as informações e a navegação será mais agradável.
Há alguns anos o tema UX (User Experience) vêm ganhando destaque entre os profissionais de web design, em especial os gestores de e-commerce. Esta é uma área dentro do design que estuda como os elementos afetam a experiência do usuário quando em contato com o seu aplicativo ou site.
Alguns elementos que você deve se atentar para melhorar a experiência do usuário na sua loja virtual:
Algumas coisas podem parecer básicas para você, mas é comum achar lojas virtuais com um campo de busca que não é eficiente, e isso significa um campo que não retorna produtos que contenham os elementos que você selecionou no filtro.
Este tipo de comportamento frustra o usuário e pode fazer com que ele não compre na sua loja.
Lembre-se de colocar funcionalidades que tornam o seu e-commerce acessível para pessoas com deficiência. Por exemplo, a possibilidade de aumentar a fonte acima do padrão, assim pessoas com baixa visibilidade terão uma experiência melhor enquanto navegam pelo seu site.
Começar um novo empreendimento não é uma tarefa fácil, porém fazer isso sem nenhum tipo de planejamento pode transformar o seu sonho em um pesadelo.
Quando você planeja abrir uma loja virtual, é preciso buscar bons fornecedores, avaliar os preços da concorrência, analisar os custos para começar a atuar no mercado e avaliar os seus concorrentes.
Aliás é de grande importância que você conheça sobre a logística para comércio eletrônico, assim você não terá problemas com o estoque e com as entregas.
Lembre-se que as suas decisões devem ser tomadas com base nos dados, por isso procure por pesquisas de mercados e as utilize ao seu favor.
Após todas essas dicas você pode estar se perguntando como irá competir com grandes empresas do setor, certo
Bom, no início é preciso focar em mercados menores, tente atingir públicos mais segmentados, seja definindo uma região ou um público específico, para depois poder escalar o seu negócio.
Se você vender milhões de peças e não tiver estoque para suprir essa demanda, seus clientes podem ter uma experiência negativa, o que pode acabar tendo um pequeno impacto na sua marca.
Então faça testes, utilize as redes sociais para fazer anúncios segmentados para o seu público, e conforme aumenta o fluxo de caixa, você pode começar a escalar às suas vendas e aumentar a sua receita.
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Por William Mendes. Mercadólogo, consultor de marketing no LogosBR.
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