A jornalista Luana Ibelli passou a ter um novo desafio na imprensa brasileira. Desde a última semana, ela integra a equipe do Portal dos Jornalistas, onde conta com missão especial. A mais nova contratada chega ao veículo de comunicação para coordenar o ‘Hub de Conteúdo de Diversidade’.
Leia mais:
- Programa de educação midiática para maiores de 50 anos
- Nelson Nunes tem nova missão na crônica esportiva
- Jornalista prepara livro sobre o “guru do negacionismo”
Idealizado e defendido pelo editor Fernando Soares, o recém-implementado ‘Hub de Conteúdo de Diversidade’ foi um dos projetos selecionados pela atual edição do “Acelerando a Transformação Digital”, programa desenvolvido pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e o Centro Internacional para Jornalistas (ICF, do inglês). O programa tem apoio — e investimento — por parte da Meta, empresa que controla o Facebook, o Instagram e o WhatsApp.
Uma vez no ar, e sob a coordenação da editora Luana Ibelli, o ‘Hub de Conteúdo de Diversidade’ buscará ampliar as fontes e os assuntos a serem abordados. E isso não ficará restrito ao Portal dos Jornalistas. Terá vez nas demais publicações mantidas pela Jornalistas Editora, como nas newsletters Jornalistas&Cia e Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva. Fora isso, o novo projeto deve contar, em breve, com videocast, postagens nas redes sociais e newsletter exclusiva.
“Espero que seja uma experiência profissional muito enriquecedora e que eu possa contribuir com os meus conhecimentos para mostrar que diversidade e inclusão são fundamentais para o futuro do jornalismo”, destaca Luana. “O jornalismo é uma importante ferramenta para criar um diálogo mais democrático na sociedade”, complementa a coordenadora do ‘Hub de Conteúdo de Diversidade’.
Queremos mostrar aos gestores os benefícios de ter mais diversidade em suas equipes de jornalismo
E justamente sobre a questão diversidade, ela faz uma ponderação para a imprensa em geral. “As redações precisam refletir a diversidade que existe na população, seja ela racial, territorial, de gênero, de deficiências e neurodivergências”, comenta. “Queremos mostrar aos gestores os benefícios de ter mais diversidade em suas equipes de jornalismo, e como é possível criar ambientes mais acolhedores para pessoas com diferentes históricos e vivências”, conclui a jornalista.
Quem é Luana Ibelli?
A mais nova contratada do Portal dos Jornalistas é… jornalista. Luana Ibelli conta com bagagem acadêmica e experiências na mídia escrita e em canais de televisão. Formada em jornalismo, ela é pós-graduada em influência digital pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e é mestra em televisão digital pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Em redações, as primeiras experiências de Luana se deram no interior de São Paulo. Trabalhou, por exemplo, na Rede Bom Dia e no Jornal da Cidade, de Bauru. Posteriormente, permaneceu por seis anos na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde foi produtora, repórter e apresentadora. Por dois anos, atuou no Instituto Paliar, chegando à função de coordenadora de comunicação e conteúdo. Há pouco mais de um ano, ela apresenta o ‘Bem Viver’, programa produzido pela Brasil de Fato e que vai ao ar semanalmente — aos sábados — pela TVT e pela TVE Bahia.
No Portal dos Jornalistas, Luana Ibelli atuará como par do já mencionado editor Fernando Soares. A redação do veículo ainda conta com outros quatro profissionais: Victor Felix (repórter), Anna França (redatora), Wilson Baroncelli (editor-executivo) e Eduardo Ribeiro (fundador e diretor).
Leia também: O que editores devem fazer em prol da diversidade e inclusão?
E mais: Jornalista com autismo lança livro sobre neurodiversidade
E ainda: O mundo está atento à falta de diversidade no comando das redações