Categories: Comunicação

Maioria dos brasileiros planeja compras de Natal em novembro, aponta Sensormatic

A Sensormatic Solutions, portfólio líder global de soluções de varejo da Johnson Controls, anunciou hoje as previsões anuais para os dias mais movimentados de tráfego de compradores no varejo no final de ano em todo o mundo. As previsões deste ano para o Brasil apontam a Black Friday, em 25 de novembro, e o sábado antes do Natal, 17 de dezembro, como os dias de compras mais ativos do período.

As previsões são baseadas nos dados de tráfego coletados em lojas, shopping centers e redes comerciais em vários países ao redor do mundo.

“O Natal será, sem dúvida, um período de muito movimento para os varejistas da região”, disse John Gregg, vice-presidente e gerente-geral da Sensormatic Solutions para América Latina. Segundo o executivo, a importância que a integração de diferentes canais (omnichannel) ganhou nos últimos anos elevou as expectativas dos consumidores a novos níveis, e isso será perceptível durante os feriados de dezembro. 

“Os varejistas que desejam se destacar devem investir em tecnologias avançadas e adotar estratégias adequadas. Ter uma visão 360° das operações da loja e outros canais, manter o estoque atualizado e escalar uma equipe apropriada para o período será essencial para que os clientes tenham uma experiência de compra satisfatória”, pontua Gregg. “Os desafios trazidos pelo avanço do omnichannel forçam os varejistas a repensar suas estratégias em todos os canais e a tomar decisões que os levem a melhorar suas operações e a experiência que oferecem a seus clientes.”

A lista completa dos dias de compras mais movimentados previstos para o Brasil inclui:

  1. Sexta-feira, 25 de novembro – Black Friday
  2. Sábado, 17 de dezembro – último sábado antes do Natal
  3. Sexta-feira, 23 de dezembro – véspera de Natal
  4. Sábado, 26 de novembro – após a Black Friday
  5. Domingo, 18 de dezembro – último domingo antes do Natal

Pesquisa anual sobre comportamento do consumidor

A Sensormatic Solutions também realizou um estudo que analisa o comportamento dos consumidores, e descobriu que a maioria deles no Brasil planeja começar a comprar presentes de Natal em novembro. A decisão é afetada principalmente por preço (85%), promoções (32%) e disponibilidade de produtos (30%).

Além disso, o levantamento aponta para uma diversificação gradual dos canais de compra. Por um lado, 77% dos consumidores no Brasil planejam comprar em lojas, enquanto métodos alternativos de compra começam a ganhar relevância. Pouco mais de um terço dos entrevistados (35%) disse que pretende comprar online com frete direto para casa, e apenas 7% usarão a opção de comprar online e retirar na loja.

“Prevemos que os consumidores serão mais proativos durante esse final de ano. Como o calendário de compras de fim de ano se estende por vários meses, os insights baseados em dados serão cruciais para o sucesso das lojas. Os varejistas que tomarem medidas para implementar a tecnologia agora provavelmente se encontrarão em uma posição vantajosa em novembro e dezembro”, disse Brian Field, líder global de análise e consultoria da Sensormatic Solutions.

Metodologia de pesquisa

A Sensormatic Solutions coletou respostas de 1.664 consumidores na América Latina (Brasil, Chile, Colômbia e México), com 18 anos ou mais, por meio de um fornecedor terceirizado para determinar os resultados de sua “Pesquisa Anual de Comportamento do Consumidor 2022”. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 15 de setembro de 2022.

Compartilhe
DINO

Recent Posts

AliExpress registra boom nas vendas de produtos pet

Dados recentes do AliExpress revelam um crescimento expressivo nas buscas e compras de produtos voltados…

15 horas ago

Fintech Novù Pay chega ao mercado no final de julho

Leandro Silva, fundador e CEO da Novù Pay, explica que as soluções da fintech foram…

15 horas ago

Brasil figura entre líderes em vazamento de dados globais

Diferentes levantamentos mostram que em um ano o país registrou aumento de 24 vezes nas…

15 horas ago

Pesquisa: cibersegurança ainda não é prioridade em empresas

Uma empresa desprotegida contra ameaças cibernéticas pode estar sujeita a diversas consequências negativas, que vão…

15 horas ago

Doações via IRPF chegam a R$ 414 milhões em 2025

Do total de doações, 58,2% foram direcionadas ao Fundo da Criança e do Adolescente (FDCA)…

15 horas ago

Seequent apoia jovens talentos no Programa Desenvolver

A queda nas matrículas em cursos de geociências em diversas partes do mundo, combinada com…

15 horas ago