Desmonte do Estado brasileiro com congelamento de gastos públicos; enfraquecimento das políticas públicas para o desenvolvimento social; ataques aos direitos trabalhistas e previdenciários; aprovação da terceirização indiscriminada; desemprego. Os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil estão sob real ameaça, por isso precisam resistir e lutar.
No dia consagrado nacionalmente à categoria dos jornalistas, a FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas reafirmam seu compromisso em defesa dos direitos conquistados pela classe trabalhadora brasileira e em defesa de condições de trabalho dignas para os/as jornalistas. Especialmente neste 7 de abril, mais do que comemorar, temos de lutar.
Como parte da classe trabalhadora, os/as jornalistas também serão afetados pelas reformas em curso, caso sejam implementadas. Essas reformas significam precarização das relações de trabalho, instabilidade, rebaixamento de salários e trabalho sem fim. Com elas, perde o país e perdem os trabalhadores e trabalhadoras.
A categoria dos jornalistas ainda é ameaçada em questões específicas, como tentativa de desregulamentação profissional, violência no exercício da atividade e diminuição dos postos de trabalho.
A chamada crise das empresas de comunicação tem servido de pretexto para demissões em massa e mais precarização, com a consequente perda de qualidade da informação jornalística que chega à sociedade.
Mas a FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas chamam a categoria a resistir. Sem ações de resistência, sem esperança e sem luta não há conquistas possíveis. Pequenas ações também podem ser transformadoras, principalmente quando desenvolvidas coletivamente.
Reafirmamos que o Jornalismo é um bem público essencial à democracia e não existe Jornalismo sem o/a profissional Jornalista.
Para celebrar o Dia do Jornalista, reafirmamos nossos compromissos profissionais com a busca da verdade, a informação plural e ética, a liberdade de expressão e de imprensa e com a democracia.
Jornalistas na luta! Nenhum direito a menos!
*Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)
Usuários corporativos ganham ainda mais segurança contra phishing e adotam a autenticação sem senha desde…
Relatório da fintech canadense Nuvei mapeia tendências e oportunidades em mercados de alto crescimento no…
A lei que autoriza o comércio dos títulos é de 2023 e a projeção é…
Empresa de São Paulo é certificada para implantar e prestar suporte ao sistema IRIS de…
Mulheres representam apenas 17% dos cargos de presidência no Brasil, apesar da crescente presença no…
O investimento apoia a expansão contínua dos recursos de IA e inteligência comercial para mais…