O jornalismo impresso brasileiro sofreu mais uma perda. Na última segunda-feira, 31, o Jornal 10, sediado no interior de Minas Gerais, publicou sua última edição. O veículo de comunicação era de Uberlândia e estava em circulação há quase 46 anos. Cerca de 20 pessoas foram demitidas.
Leia mais:
- Novidade na ‘Coluna Esplanada’
- Super Bowl: Rede TV realiza sonho de locutor esportivo
- Projeto isenta emissoras do Legislativo e do Judiciário de tributos
O comunicado de encerramento das atividades foi feito na última semana. Nas redes sociais, o Jornal 10 comunicou aos leitores que deixaria de publicar notícias tanto no papel quanto nos meios digitais (no site e nas redes sociais).
“Com todas as dificuldades vivenciadas ao longo desta pandemia, conseguimos sempre de forma incansável e arrojada, trabalhando arduamente, cumprir nosso objetivo e missão, contribuindo para a realização de inúmeros negócios em nossa cidade, por meio da divulgação de classificados, editais e propagandas”, escreveu a equipe do jornal.
Ao Portal dos Jornalistas, o então editor-chefe do jornal, Carlos Franco, explicou que o principal motivo para que o periódico chegasse ao fim foi o aumento nos custos para impressão. Em decorrência dos aumentos nos gastos, a empresa já havia reduzido o número de páginas, de 60 para 40 e, mais recentemente, para 12. “No ano passado, o jornal enfrentou bem a pandemia, até chegar o aumento de 50% no custo do papel, e ser atingido pela retração dos negócios”, explicou.
Em nova publicação no Facebook, a equipe agradece as mensagens de carinho dos leitores e afirma: “é o momento de um novo ciclo”.
Despedida
Em edição especial de despedida, a capa estampa uma carta de agradecimento aos leitores que acompanharam o trabalho durante todo o seu período de publicação na cidade de Uberlândia. Sob o título “Gratidão”, a equipe do Jornal 10 lembra a história do periódico e reforça que o encerramento é, também, um momento de novas oportunidades de empreendimento.
“Por sua dedicação e resiliência, continuou presente nos lares, nas redes sociais, nas bancas de jornais e na vida de todos os moradores de Uberlândia e região. Agora, no entanto, é chegada a hora de um novo ciclo e esta constitui a nossa última edição que abre portas para novos empreendimentos”, se despediu o jornal.
Jornalismo impresso em Uberlândia
Sem o Jornal 10, porém, a mídia impressa de Uberlândia, maior cidade da região conhecida como Triângulo Mineiro, segue ativa. O município serve como base do Diário de Uberlândia. Além de contar com o site que conta com média de 1 milhão de páginas visualizadas por mês, o projeto, com 35 anos de história, mantém ativa a sua circulação pelas bancas locais — com edições impressas de terça a sábado.