Comunicação

Mais um jornal impresso chega ao fim no Brasil

O jornalismo impresso brasileiro sofreu mais uma perda. Na última segunda-feira, 31, o Jornal 10, sediado no interior de Minas Gerais, publicou sua última edição. O veículo de comunicação era de Uberlândia e estava em circulação há quase 46 anos. Cerca de 20 pessoas foram demitidas.

Leia mais:

O comunicado de encerramento das atividades foi feito na última semana. Nas redes sociais, o Jornal 10 comunicou aos leitores que deixaria de publicar notícias tanto no papel quanto nos meios digitais (no site e nas redes sociais).

“Com todas as dificuldades vivenciadas ao longo desta pandemia, conseguimos sempre de forma incansável e arrojada, trabalhando arduamente, cumprir nosso objetivo e missão, contribuindo para a realização de inúmeros negócios em nossa cidade, por meio da divulgação de classificados, editais e propagandas”, escreveu a equipe do jornal.

Ao Portal dos Jornalistas, o então editor-chefe do jornal, Carlos Franco, explicou que o principal motivo para que o periódico chegasse ao fim foi o aumento nos custos para impressão. Em decorrência dos aumentos nos gastos, a empresa já havia reduzido o número de páginas, de 60 para 40 e, mais recentemente, para 12. “No ano passado, o jornal enfrentou bem a pandemia, até chegar o aumento de 50% no custo do papel, e ser atingido pela retração dos negócios”, explicou.

Em nova publicação no Facebook, a equipe agradece as mensagens de carinho dos leitores e afirma: “é o momento de um novo ciclo”.

Despedida

Em edição especial de despedida, a capa estampa uma carta de agradecimento aos leitores que acompanharam o trabalho durante todo o seu período de publicação na cidade de Uberlândia. Sob o título “Gratidão”, a equipe do Jornal 10 lembra a história do periódico e reforça que o encerramento é, também, um momento de novas oportunidades de empreendimento.

“Por sua dedicação e resiliência, continuou presente nos lares, nas redes sociais, nas bancas de jornais e na vida de todos os moradores de Uberlândia e região. Agora, no entanto, é chegada a hora de um novo ciclo e esta constitui a nossa última edição que abre portas para novos empreendimentos”, se despediu o jornal.

Jornalismo impresso em Uberlândia

Sem o Jornal 10, porém, a mídia impressa de Uberlândia, maior cidade da região conhecida como Triângulo Mineiro, segue ativa. O município serve como base do Diário de Uberlândia. Além de contar com o site que conta com média de 1 milhão de páginas visualizadas por mês, o projeto, com 35 anos de história, mantém ativa a sua circulação pelas bancas locais — com edições impressas de terça a sábado.

Compartilhe
0
0
Julia Renó

Jornalista. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integrou o time de jornalistas do Grupo Comunique-se de julho de 2020 a abril de 2022.

Recent Posts

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

12 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

12 horas ago

Brasileiros buscam exclusividade com viagens personalizadas

As viagens personalizadas têm conquistado os brasileiros, que buscam experiências exclusivas e flexíveis, com roteiros…

12 horas ago

Especialista esclarece benefícios da lavagem nasal

Simples e eficaz, a lavagem nasal contribui para uma respiração mais saudável. Especialista esclarece como…

12 horas ago

Dilatadores nasais podem ajudar a manter respiração suave

Uma respiração livre pode influenciar a qualidade do sono e o desempenho em atividades físicas.…

12 horas ago

Arduino® expande sua presença no Brasil com a Mixtou

Nova parceria busca ampliar o acesso dos kits e microcontroladores da Arduino®, promovendo a inovação…

12 horas ago