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Mais vivo do que nunca, Facebook atinge 2,6 bilhões de usuários no planeta

São Paulo 18/5/2020 – A cada R$ 100 que investimos, estamos gerando um faturamento bruto de vendas em torno de R$ 15 mil.

O Facebook publicou no final de abril seu relatório de resultados do primeiro trimestre de 2020. Direcionado a investidores e o público em geral, o documento evidencia o crescimento contínuo tanto do Facebook como mídia social quanto dos principais aplicativos que também são responsáveis pelo seu enorme número de usuários: Instagram, WhatsApp e Messenger.

Para se ter uma ideia do impacto causado na sociedade que as redes controladas pela empresa fundada por Mark Zuckerberg em 2004 tem, basta olhar para o número de usuários que acessam o Facebook,  Instagram, WhatsApp ou o Messenger pelo menos uma vez por dia: 2,26 bilhões de pessoas, também de acordo com o relatório de resultados do primeiro trimestre.

Especialistas analisam os números

O publicitário Thiago Martins, que é especialista em Marketing Digital, avalia a audiência do Facebook de maneira pragmática. “Todos nós precisamos prestar muita atenção a dados como os que o Facebook divulga todos os trimestres. Analisando como empresário do setor, vejo que existem inúmeras oportunidades para que negócios como o nosso e de qualquer outro ramo de atividade possam crescer e se desenvolver utilizando estratégias de marketing dentro do Facebook e do Instagram”, disse.

Martins é sócio da Nova Sagres, escola de Marketing Digital que dirige ao lado do também publicitário Gustavo Missura e que existe desde 2015. 

“A audiência das mídias sociais e o fato de todas as ferramentas de marketing estarem à disposição de qualquer pessoa nos motivaram a tornar nossa empresa uma escola. Quando tomamos conhecimento de que em apenas neste último trimestre o Facebook faturou somente com anúncios 17,440 bilhões de dólares, entendemos por que milhares de empresários investem nas mídias sociais”, pondera Missura.

Um dos maiores casos de sucesso atuais com campanhas nas mídias sociais conhecidos pelos proprietários da Nova Sagres é o de Italo Soriani, Gerente de Marketing e Vendas da Cerbisoriani, em Leme/SP. A empresa tem conseguido um retorno excelente com os investimentos feitos no Facebook e Instagram. De acordo com Soriani, “a cada R$ 100 que investimos, estamos gerando um faturamento bruto de vendas em torno de R$ 15 mil”. Estes números também demonstram a força e o impacto que o Facebook pode causar nas vidas de empresas no Brasil e no mundo.

Comportamento humano

Um estudo realizado trimestralmente em todo mundo pela Hootsuite e pela We Are Social apontou que nos três primeiros meses de 2020 os brasileiros passaram, em média, 9h17 por dia conectados à internet. Este número contabiliza o tempo dedicado a consumo de conteúdo em mídias sociais, séries e filmes assistidos em serviços de streaming como a Netflix, vídeos do YouTube e quaisquer outras atividades feitas digitalmente pela internet, como jogar videogames online.

Também de acordo com o Hootsuite e o We Are Social, são mais de 150 milhões de pessoas com acesso à internet no Brasil, ou cerca de 71% da população total do país. “Os números são muito expressivos. Ao mesmo tempo, percebemos que há muito espaço para crescimento de negócios que podem utilizar estratégias de marketing digital para melhorar a maneira como se relacionam com seus clientes pela internet. Além disso, milhões de brasileiros ainda não estão conectados e as empresas precisam dedicar especial atenção a estas pessoas quando elas começarem a ter seus primeiros contatos com o mundo digital, pois elas estarão em um momento muito diferente de quem já tem a internet como parte essencial do seu dia a dia”, salientou Gustavo Missura.

Ao longo dos últimos 15 anos pudemos observar inúmeras mudanças de comportamento e de como as pessoas se relacionam em virtude da existência das mídias sociais que pertencem ao grupo do Facebook. Nossa relação com as mídias sociais, um verdadeiro movimento que se originou na primeira década do século XXI e transformou as pessoas como provavelmente nenhum outro anteriormente, é bastante retratado no livro Marketing 4.0 – Do tradicional ao digital, de Philip Kotler, considerado por muitos como o pai do Marketing.

A ciência que analisa o comportamento dos consumidores também avançou como nunca desde a popularização da internet. Absolutamente tudo o que acontece online pode ser rastreado e metrificado. Estes fatos causaram um impacto gigantesco na maneira como todos os envolvidos no processo de comunicação trabalham. Agências de publicidade tiveram que se adaptar aos novos tempos e mesmo as empresas que investiam grandes somas de dinheiro em compra de mídia precisaram mudar suas estratégias para divulgação e promoção de negócios.

Como aproveitar as oportunidades

Apesar de toda incerteza existente por conta do novo coronavírus, as mídias sociais parecem se fortalecer e poderão observar taxas de crescimento ainda maiores nos próximos trimestres. “Devido ao distanciamento social físico que praticamente todos nós estamos vivendo, existe uma tendência muito grande de que as pessoas que ainda não utilizam as mídias sociais para se conectarem com parentes e amigos, passem a usar. Além disso, quem já é usuário habitual tende a permanecer ainda mais tempo conectado. Isso significa que teremos ainda mais audiência para impactar dentro das mídias sociais”, concluiu Thiago Martins

A Nova Sagres atualmente está oferecendo 50% de desconto em seus cursos regulares e imersões de Marketing Digital em virtude da crise do coronavírus.

Os eventos acontecem ao vivo pela internet e os participantes vivem experiências iguais às dos eventos presenciais com relação ao conteúdo e método de ensino. Os cursos mais procurados são o de Google Ads e o Social Ads, que tem como foco estratégias para criação de campanhas pagas com o Facebook, Instagram e WhatsApp.

Para mais informações e se inscrever para o Social Ads, acesse novasagres.org/social-ads-online.

Website: https://www.novasagres.org/social-ads-online

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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