Mandante do assassinato de jornalista vai a júri popular

Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou atrás; Agora, ele ordena que um ex-dirigente do Atlético Goianiense vá a júri popular. Caso está relacionado a assassinato do jornalista Valério Luiz de Oliveira

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski derrubou a sua própria decisão, tomada em meados de dezembro do ano passado. Com o novo veredito, Maurício Borges Sampaio, mandante do assassinato do radialista Valério Luiz de Oliveira, irá a júri popular pelo crime. Na sentença anterior, Lewandowski havia anulado a decisão do Judiciário goiano que determinava a realização do júri.

Valério Luiz foi morto em julho de 2012 com seis tiros. Sampaio, então cartorário e vice-presidente do Atlético Goianiense, encomendou o assassinato motivado pela insatisfação com as críticas do radialista à gestão do Atlético, que iam desde casos de compra de resultados a uso de drogas entre jogadores.

Além de Sampaio, são acusados pelo crime o cabo da Polícia Militar Ademá Figuerêdo Aguiar Filho, que seria o autor dos disparos, e Marcus Vinícius Pereira Xavier, Urbano de Carvalho Malta e o sargento da PM Djalma Gomes da Silva, que teriam articulado o homicídio. A decisão de Lewandowski se refere apenas a Sampaio, mas deve refletir nos recursos dos outros acusados.

Ex-dirigente do Atlético Goianiense, Mauricio Borges Sampaio é acusado de ser o mandante do assassinato do jornalista Valério Luiz (Imagem: reprodução/andradetalis.wordpress.com)

O processo chegou ao Supremo após cerca de 3 anos de tramitação de recursos em outros tribunais, como o Tribunal de Justiça (TJ-GO) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Filho luta por Justiça

Filho do radialista, o advogado Valério Luiz Filho comemorou a decisão em seu Facebook. À Abraji, disse acreditar que não haverá um outro revés na Justiça com a nova decisão do Supremo. “A sensação é de muita satisfação e alívio. Já são mais de 5 anos, já passamos por muitas fases. Agora, a situação foi normalizada. Dá a certeza de que o júri vai acontecer, que era o nosso desejo. A nossa missão estará cumprida”, diz.

Valério Luiz foi assassinado em julho de 2012….

Nesta segunda-feira, 5, Luiz Filho pediu à primeira instância que marque uma data para o júri popular de Sampaio e dos outros responsáveis pelo crime.

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

Planview acelera o impacto da transformação com conectividade, visibilidade e informação orientadas por IA de última geração

Planview, a plataforma completa líder para gestão estratégica de portfólios (SPM) e desenvolvimento de produtos…

6 horas ago

Rocket Software conclui aquisição de US$ 2,275 bilhões do negócio de modernização e conectividade de aplicativos da OpenText

A Rocket Software, Inc. (“Rocket Software”), líder global em tecnologia em software de modernização, expandiu…

6 horas ago

Planview acelera o impacto da transformação com conectividade, visibilidade e informação orientadas por IA de última geração

As novas inovações da plataforma redefinem o modo como o trabalho é realizado e os…

6 horas ago

Rocket Software conclui aquisição de US$ 2,275 bilhões do negócio de modernização e conectividade de aplicativos da OpenText

A Rocket Software agora fornece um dos pacotes de soluções de modernização mais abrangentes do…

6 horas ago

Fundador da Xsolla, Shurick Agapitov, discursará sobre o futuro da Internet no Fórum Econômico do Catar

A Xsolla, uma empresa global de comércio de videogames, anuncia que seu fundador, Shurick Agapitov,…

10 horas ago

Fundador da Xsolla, Shurick Agapitov, discursará sobre o futuro da Internet no Fórum Econômico do Catar

Pretende atrair líderes globais para as inovações no metaverso e oportunidades colaborativas em jogos e…

10 horas ago