Categories: Comunicação

Marca figurativa da PUMA tem alto renome reconhecido pelo INPI

Com a assessoria do escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira, especializado em Propriedade Intelectual, a PUMA conquistou na semana passada o reconhecimento do Alto Renome de sua marca figurativa. O reconhecimento da marca figurativa do “jumping cat” contribui para elevar o grau de exclusividade da empresa PUMA perante o mercado brasileiro. O status é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) após uma análise minuciosa e criteriosa de evidências de que determinada marca extrapolou seu escopo primitivo de proteção em razão de sua alta distintividade e do grande reconhecimento perante o mercado. Dessa forma, a marca figurativa em questão entrou para um time de pouco mais de 100 marcas reconhecidas pelo INPI como de Alto Renome.

Em razão do nível de reconhecimento alcançado, as marcas de Alto Renome recebem tratamento diferenciado em relação a marcas comuns sendo protegidas, pelo período de 10 anos, em todos os ramos de atividade. A proteção extensiva tem o objetivo de evitar o aproveitamento parasitário por terceiros e a diluição do poder distintivo das marcas que atingiram esse renomado status.

Dentre as diversas evidências apresentadas para embasar o requerimento de Alto Renome, constava a pesquisa de opinião pública conduzida pelo Instituto Datafolha, que constatou que 86% dos entrevistados reconheceram espontaneamente a marca figurativa, o que corresponde ao reconhecimento por aproximadamente 138 milhões de brasileiros com mais de 16 anos. Dentre aqueles que reconheceram a marca, 72% afirmaram que ela pertence à PUMA SE, 90% a associaram ao segmento de artigos de vestuário esportivo e o mesmo percentual afirmou que a marca tem boa reputação no mercado, identificando produtos ou serviços de qualidade.

Fundada na Alemanha em 1948, a PUMA é uma marca global de artigos esportivos, reconhecida por sua ampla gama de produtos, incluindo calçados, roupas e acessórios. A marca figurativa representa um “gato selvagem”, conhecido pelo dinamismo, velocidade e agilidade.

A parceria entre a PUMA SE e o escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira, portanto, buscou pelo reconhecimento oficial, visando fortalecer a posição e a reputação da empresa no mercado.

“Obter o reconhecimento do Alto Renome de mais uma marca da PUMA no país do futebol, e onde atuam tantas outras marcas esportivas, é mais uma confirmação da reputação e da boa impressão que os brasileiros têm da PUMA”, afirma a advogada associada Isadora Lima, que participou do processo de requerimento do Alto Renome.

Andréa Possinhas, sócia sênior do escritório e responsável pela área de Propriedade Intelectual e Marcas, disse: “O reconhecimento do Alto Renome da marca figurativa certamente será um importante reforço nas ações promovidas pela PUMA contra a pirataria e a falsificação de produtos por terceiros, que tentam se valer da reputação conquistada pela empresa ao longo de anos”.

Sobre o Escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira

Fundado na capital do Rio de Janeiro no ano de 1969, o escritório construiu sua reputação na área de Propriedade Intelectual. Em 2012, o escritório alterou seu quadro societário com a entrada da sócia Andréa Possinhas e passou a ser denominado Gruenbaum, Possinhas & Teixeira, com o objetivo de incrementar e reafirmar sua atuação, aliando tradição e contemporaneidade, através de uma aproximação maior com seus clientes e uma renovação nas práticas dos serviços prestados.

Entre os clientes encontram-se grupos empresariais nacionais e estrangeiros, concessionárias de serviços públicos, além de pequenos e médios empreendedores e pessoas físicas, em todos os setores da indústria, especialmente nas áreas farmacêutica, de petróleo e gás, química, mecânica, tecnologia, têxtil, entretenimento, tabaco, alimentos, bebidas, calçados e cosméticos.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

MidOcean Energy da EIG adquire participação adicional de 15% na Peru LNG da Hunt Oil Company

Investidor estratégico da MidOcean, Aramco, irá oferecer financiamento para investimento

16 horas ago

Camada de ozônio pode se recuperar em quatro décadas

Relatório destaca que eliminação global de produtos químicos ajuda a alcançar essa recuperação, mas queimadas…

16 horas ago

Tráfego pago acelera o crescimento nas vendas on-line

Grande volume de conteúdo disponível nas redes sociais faz da mídia patrocinada uma das principais…

16 horas ago

Dançaterapia promove cuidado integral do corpo, mente e alma

Também conhecida como terapia pela dança e movimento, o metódo é usado em contextos clínicos…

16 horas ago

Charity Day arrecada fundos para vítimas das chuvas no RS

Evento em São Paulo reuniu famosos, como Priscila Fantin e Reinaldo Gottino, o publicitário Nizan…

16 horas ago